Auxiliar de Serviços Gerais: dedicação e compromisso com a saúde do paciente

24 de fevereiro de 2023 - 15:13

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


O dia do auxiliar de serviços gerais é comemorado em 22 de fevereiro. O profissional dessa área é responsável por manter a limpeza de todo o ambiente. Em uma unidade de saúde, a higienização é ainda mais importante, pois contribuem, inclusive, no processo de saúde de recuperação dos pacientes.

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são 98 profissionais com atuação nessa área. O trabalho de cada um se estende aos setores administrativos e assistenciais. O reconhecimento é essencial e a atuação de cada um faz o diferencial para a manutenção dos serviços em todo o hospital.

Ao simples fato de pronunciar o nome Magnólia, os elogios, de vários profissionais, ecoaram por todo espaço próximo ao posto de Enfermagem no Bloco 100 B, enfermaria cirúrgica feminina do HGCC. O trabalho realizado pela auxiliar de serviços gerais é reconhecido por quem atua na enfermaria.

Magnólia Maria Jorge da Silva, de 46 anos, dos quais 23 dedicados ao trabalho no HGCC, contribuindo para a saúde dos pacientes internados, se diz realizada com a profissão. E tem consciência da importância de seu trabalho.

“Eu me sinto tão importante como qualquer outra profissional aqui, porque eu sei que o meu trabalho é eficaz para a recuperação do paciente. Eu gosto do que faço. Eu estou aqui há 23 anos. É meu primeiro emprego. E só saio quando Deus quiser. Eu venho satisfeita trabalhar, chego feliz, dou o melhor de mim para que as pessoas fiquem satisfeitas”, afirma Silva.

Com a pandemia de covid19, o bloco em que realiza suas funções foi transformado em enfermaria para pacientes acometidos pela doença. Ela fez parte da equipe de profissionais que atuou no ambiente.

“Foi assustador, mas aí gente tinha que encarar. Pedi forças a Deus. Foi difícil. Graças a Deus, a agente venceu. Eu tive o maior cuidado. Não faltou nada. Eu não peguei a doença”, revela.

Magnólia ressalta que o local de trabalho e as pessoas favorecem para atuação do cotidiano. “Aqui é uma família. São pessoas maravilhosas. São pessoas boas. A gente vem trabalhar satisfeita. E tudo isso contribui”, diz.

Para a técnica em Enfermagem Eliane da Silva Costa de Menezes, o trabalho realizado por Magnólia é o diferencial. O reconhecimento é confirmado por de todos os profissionais do bloco. “Ela é uma pessoa maravilhosa. O trabalho dela é impecável”, confirma.