Serviço “Familiar Acompanhante” do HGCC é apresentado a profissionais do IJF

6 de fevereiro de 2023 - 16:16

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Iniciativa oferece assistência humanizada a cerca de 600 cuidadores por mês

Equipes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam, nesta segunda- feira (6), profissionais de Enfermagem do Instituto José Frota (IJF), da rede municipal, para apresentar a estrutura e o funcionamento do Familiar Acompanhante. A iniciativa é responsável por conduzir todos os cuidadores de pacientes internados na unidade.

“Foi uma experiência gratificante conhecer um serviço humanizado que vai além do olhar ao paciente, estendendo-se também ao familiar. A proposta executada pelo HGCC contribuiu para ampliar a visão desse tipo de assistência”, avaliou a diretora de Enfermagem do IJF, Jacqueline de Sousa Lima Ribeiro.

No equipamento estadual, o acompanhante recebe uma série de orientações sobre o período de estadia. São informações sobre cadastro de identificação, troca de roupa, recebimento de enxoval e cartão de acesso às refeições – são quatro por dia, do café da manhã ao jantar.

Um dos pontos que mais chamou atenção dos profissionais do IJF durante o encontro foi a entrega de documentos impressos aos cuidadores. Os profissionais da unidade também são contemplados: eles recebem manual de diretrizes, fluxogramas e cartilha sobre direitos e deveres desse público, por exemplo. “A visita contribuiu como uma questão norteadora para construção de um serviço similar no IJF, considerando nosso perfil de pacientes e nossa estrutura”, disse Ribeiro.

Para Gysele Oliveira, enfermeira e coordenadora do HGCC, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar as experiências consolidadas do hospital. “É muito relevante que nosso serviço possa contribuir com outros, dando um direcionamento para uma melhor assistência a esse familiar. Essa troca também nos mostrou o quanto podemos avançar em ações e melhorias”, afirmou. O projeto atende, por mês, cerca de 600 acompanhantes.