Estudantes de educação profissional iniciam estágio no Hospital César Cals

3 de fevereiro de 2023 - 17:20

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Alunos de escola da rede estadual da Educação vão se aperfeiçoar como técnicos em Enfermagem

Novos 25 estudantes iniciaram, nesta sexta-feira (3), estágio profissionalizante no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De fevereiro a junho deste ano, os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI vão se aperfeiçoar como técnicos em Enfermagem. Esta é a segunda turma a participar da formação na unidade.

Os estagiários foram recepcionados pela equipe do Centro de Estudos. Na ocasião, foram apresentadas a estrutura e a rotina hospitalar, os serviços disponibilizados no HGCC e as regras de acesso à estrutura. “É um momento de acolhimento para que haja, desde o início, uma familiarização sobre o funcionamento e as diretrizes”, explica o coordenador de Educação Permanente, Afonso Ricardo Cavalcante.


Período de formação vai até junho de 2023

De acordo com a preceptora da EEEP Paulo VI, Ana Caroline Costa de Albuquerque, os alunos demonstraram interesse em vivenciar a experiência do estágio no HGCC. “É um campo maravilhoso. Eles crescem muito. São vários processos de trabalho que eles aprendem aqui”, avalia.

Nos próximos meses, os estudantes atuarão nas enfermarias de obstetrícia e de alojamento conjunto, entendendo melhor as técnicas de cuidados com puérperas e recém-nascidos.

Pedro Henrique Moura é um dos estagiários. Ele afirma ter muitas expectativas com o aprendizado por meio da prática. “Só em chegar aqui, a gente já percebe toda a organização do hospital. A experiência no HGCC, com certeza, será diferente, pois vamos cuidar de crianças, o que é desafiador”.