Pós-parto: o percurso dos cuidados com puérperas e recém-nascidos no HGCC

30 de janeiro de 2023 - 09:21

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Pesagem e medida de estatura do bebê são feitas logo depois do parto, se o quadro clínico for estável

Após o parto – vaginal ou cesárea –, puérpera e bebês recebem alguns cuidados especiais no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A unidade de alta complexidade e referência em Ginecologia e Obstetrícia adota diversas ações para garantir a segurança de pacientes.

Se o recém-nascido estiver com quadro estável logo depois o nascimento, ele é colocado em contato pele a pele com a mãe – ou com o pai, se a pessoa genitora for um homem trans. Em seguida, a criança é assistida por equipes de Enfermagem e Neonatologia, momento no qual são realizadas a pesagem e a medida de estatura. O bebê também é aquecido para que não sofra de hipotermia.

Quando o nascimento é prematuro, antes da 37ª semana de gestação, a depender da necessidade, o pequeno é encaminhado para cuidados intensivos ou intermediários. As condutas respeitam os protocolos do Ministério da Saúde (MS). “Independentemente do cenário, as mães são orientadas sobre amamentação, posição e higienização”, explica a coordenadora de Enfermagem obstétrica Eliane Morais.

Elas também recebem medicação para impedir sangramentos pós-parto e são monitoradas a fim de evitar intercorrências. Depois de avaliação médica, puérperas clinicamente estáveis são transferidas para enfermaria após seis horas (cesárea) ou duas horas (parto vaginal).


Após assistência inicial da equipe, pais permanecem todo o tempo com o recém-nascido 

Se mãe ou filho apresentarem sinais de qualquer doença, os sintomas serão investigados e o diagnóstico, acompanhado na própria unidade hospitalar. “A alta só ocorre quando ambos estiverem bem, sem alterações, vacinados e com os devidos encaminhamentos”, complementa Morais.

Antes de retornarem para casa, os bebês são vacinados com a BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), aumentando a proteção contra a tuberculose. Também são imunizados contra hepatite B (1ª dose) e passam pelos testes do pezinho, da orelhinha, da linguinha, do olhinho e do coraçãozinho. Na alta, é feito um checklist. A mãe sai com um relatório sobre todo o atendimento, incluindo os exames já realizados, e com as consultas de retorno marcadas.

Samara Barbosa Farias, de 25 anos, deu à luz uma menina no último dia 24 de janeiro. A jovem afirma ter se sentido amparada com a assistência prestada por profissionais do HGCC. “Fui muito bem atendida, fiz a minha cirurgia, senti-me totalmente segura. Meu marido me acompanhou na hora do parto. Minha filha recebe um cuidado maravilhoso, assim como eu”, avaliou a moradora de Itapipoca, no Litoral Oeste cearense.

Em 2022, o HGCC somou 19.418 atendimentos na Emergência Obstétrica. Foram 4.815 partos no ano passado, sendo 1.659 vaginais.