Pacientes são beneficiados pelo cuidado fonoaudiológico no HGCC

8 de dezembro de 2022 - 15:28

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Já são quase cinco meses que Geovana está internada na Unidade de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Durante todo esse tempo, um dos profissionais que integram a equipe de cuidados multiprofissionais, e que diariamente estão em atuação nas unidades neonatais são os fonoaudiólogos.

“Na Neonatologia, atendemos bebês prematuros com dificuldade alimentar e apoio na amamentação”, explica a coordenadora, Kilvia Michelle de Lima Pinheiro Nogueira. Além disso, também são realizadas as triagens neonatais da linguinha e da orelhinha, no setor ambulatorial.

A mãe de Geovana, a dona de casa Letícia Mesquita Sousa (23), elogia a atuação de cada profissional e destaca a importância do fonoaudiólogo. “Acredito que todos esses especialistas, principalmente as fonoaudiólogas, são de grande importância. Eles (os bebês) dependem muito e acho que está dando certo”, reconhece.

Nascida com apenas 27 semanas e dois dias, em 15 de julho desse ano, Geovana tem conseguido fazer progressos em sua recuperação. “Estamos até hoje na luta. Mas, se Deus quiser, vamos vencer. Eu só tenho a dizer que Deus abençoe os fonoaudiólogos”, completa Sousa.

O fonoaudiólogo é o profissional indicado para identificar as alterações do frênulo lingual, bem como avaliar sucção, pega, postura e posicionamento da mãe e do bebê durante a amamentação. No HGCC, além do Centro de Neonatologia, o fonoaudiólogo atua nas enfermarias de Clínica Médica e Cirúrgica, com pacientes adultos internados, bem como na UTI e, ainda no setor ambulatorial, com pacientes de Geriatria e da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Já são 27 anos do serviço, que conta com 20 fonoaudiólogas.