Profissionais do HGCC são homenageados na Câmara Municipal

28 de novembro de 2022 - 12:02

Texto: Fátima Holanda
Fotos: Érika Fonseca CMFOR / Fátima Holanda

Em sessão solene, realizada na Câmara Municipal de Fortaleza, pela memória do estudante cearense João Nogueira Jucá, profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram homenageados. O diretor-geral, André Pires Cortez, o assessor de comunicação, jornalista Wescley Jorge Barbosa, e o designar gráfico e fotógrafo, Antônio Thiago Xavier de Freitas, receberam Certificado de Reconhecimento, pelos préstimos em relação à preservação da memória de João Nogueira Jucá.

A solenidade, realizada na noite de sexta-feira (25), no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), foi de autoria do vereador Léo Couto e se deu no encerramento das comemorações dos 80 anos de nascimento do estudante João Nogueira Jucá (in memoriam), falecido em 11 de agosto de 1959, em decorrência das queimaduras provocadas pelo incêndio ocorrido na então Casa de Saúde César Cals.

Em sua fala, o vice-presidente do Comitê Cearense de Preservação da Memória do Estudante João Nogueira Jucá, Geilson Cajui Laureano, destacou a bravura do estudante e a relevância do HGCC. “João Nogueira Jucá é um exemplo vivo em nossos corações, pelo ato de bravura, coragem, solidariedade e amor ao próximo, quando ajudou, de forma voluntária, no resgate de vítimas em um sinistro ocorrido no ano de 1959 na Casa de Saúde César Cals. Destaco a unidade hospitalar que, a cada ano, ajuda na realização da homenagem anual realizada no dia 11 de agosto para relembrar o ato de amor e bravura do estudante João Nogueira Jucá”, ressaltou.

Para o médico, diretor-geral do HGCC, André Pires Cortez, a homenagem é uma forma de reconhecer a bravura de João Nogueira e que o HGCC tem profunda consideração pela ação destemida que inspira os colaboradores. “Todos os que fazem o Hospital Geral Dr. César Cals se sentem honrados com a homenagem. O heroísmo de João Nogueira nos inspira a seguirmos continuamente na busca de prestarmos sempre o melhor serviço à população”, disse.

Anualmente, o Hospital Geral Dr. César Cals participa da Homenagem Cívico-militar que ocorre na Capela do HGCC e na Praça Capistrano de Abreu, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Associação do Ex-alunos do Colégio São João. Colégios Farias Brito e Comitê Cearense de Preservação da Memória do Estudante João Nogueira Jucá.

Além dos profissionais do HGCC outras personalidades instituições também receberam a homenagem por contribuir com a preservação da memória do estudante, que tanto fez para salvar vidas, em um ato destemido.

Lista completa de homenageados

Elmano de Freitas da Costa, deputado estadual e Governador eleito do Ceará, que foi representado pela futura primeira-dama, Lia Freitas; André Pires Cortez, Wescley Jorge Barbosa, Antônio Thiago Xavier de Freitas, Lúcio Gonçalo de Alcântara, ex-governador do Ceará, Paulo de Tarso Campos Ferreira da Associação dos Ex-Alunos do Colégio São João; Luiz Carlos Barreira Nanan e Geilson Cajui Laureano, presidente e vice-presidente  do Comitê de Preservação da Memória do Estudante Cearense João Nogueira Jucá; Juliany Freire de Oliveira Leite, Danielle Ponte Jucá, familiar do herói; Ronaldo Roque de Araújo, Francisco Albert Einstein Lima Arruda, G.S.I – Grupo de Socorrista Infantes – GAMAC, C.S.V.C- Corpo de Socorristas Voluntário do Ceará, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral João Nogueira Jucá, Escola municipal João Nogueira Jucá e Edson da Cruz Sousa.