Centro de Endoscopia do HGCC realiza atualização de técnicas endoscópicas

18 de novembro de 2022 - 15:50 # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Profissionais do Centro de Endoscopia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passaram por uma atualização das técnicas direcionadas ao procedimento de drenagem endoscópica de coleções peripancreáticas em pacientes com pancreatite. O evento contou com a participação do médico Fauze Maluf, chefe do Serviço de Endoscopia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), que fez a apresentação do método.

Paulo Ponte Prado, diretor técnico do HGCC e endoscopista, explica que a técnica “consiste em realizar, pelo estômago, utilizando aparelhos modernos, como ultrassonografia endoscópica, a drenagem de coleções peripancreáticas, evitando cirurgias tradicionais via abdômen.”


A demonstração foi uma oportunidade para trocar experiências e apresentar um novo instrumento que permite mais benefícios aos pacientes

Há cinco anos, o Hospital César Cals já adota essa tática. A demonstração foi uma oportunidade para trocar experiências e apresentar o novo instrumento que permite mais benefícios aos pacientes. “A participação do Dr. Fauze foi importante para a demonstração de um novo acessório que encurta o tempo da cirurgia e melhora o resultado”, ressalta Prado.

O procedimento é indicado nos casos de coleções desenvolvidas após pancreatites graves, com infecção ou não, que não se resolvem espontaneamente. Isso ocasiona a compressão do estômago, impedindo a alimentação adequada por via oral. Há ainda indicação em complicações pós-cirúrgicas do pâncreas, vias biliares, estômago, entre outras. A técnica evita traumas cirúrgicos habituais e proporciona uma melhor recuperação. Tudo é realizado via endoscópica, pela boca.

Para o médico Ricardo Pessoa, que participou do momento, poder contar com a presença de um profissional com reconhecida atuação internacional enriquece o atendimento prestado pelo hospital. “Apesar de já fazermos esse tipo de drenagem há alguns anos, é importante ter a visita de um médico renomado, como o Dr. Fauze Maluf. A troca de ideias, de novas técnicas, novas indicações e de resultados é muito rica para todos”, disse.