Na Semana da Prematuridade, HGCC comemora 25 anos do Método Canguru

11 de novembro de 2022 - 13:31

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

As comemorações pelos 25 anos do Método Canguru do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acontecerão durante três dias, na V Semana da Prematuridade. A abertura marcada para quarta-feira (16), às 9h, nos jardins do hospital, vai contar com o desfile dos bebês prematuros, juntamente com os pais e entrega de faixas.

Ainda na abertura, profissionais, pais, bebês e familiares participarão de apresentações artísticas, homenagem especial pelo aniversário do Método Canguru, apresentação de cordel sobre o tema, exposição de fotos dos recém-nascidos, linha do tempo do Canguru e o “Caguruzaço”, que será o maior número de mães com bebês na posição canguru. A programação seguirá por mais dois dias com oficinas, sensibilizações e rodas de conversa com familiares sobre prematuridade e cuidados.

“Estamos muito felizes em celebrar 25 anos da implantação do método canguru no Ceará, sendo o Hospital César Cals como pioneiro nessa prática, referência estadual”, comemora Roselise Saraiva, enfermeira e tutora do método. Ela lembra que o estado do Ceará foi um dos pioneiros no Brasil com a inserção da técnica, em 1997. O Hospital César Cals foi o primeiro do Ceará a adotar o Canguru, seguindo uma tendência de atenção humanizada ao parto e ao nascimento no final dos anos 90.

Esse ano, o Novembro Roxo, campanha internacional de sensibilização para a prematuridade, apresenta o tema “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. Além dele, no HGCC será trabalhado o tema “Eu me encaixo no teu cheiro e só assim me sinto inteiro”, reforçando a importância do contato dos bebês com os pais.

A campanha tem por objetivo principal alertar os profissionais e a sociedade em geral para o problema, uma vez que muitas das causas da prematuridade poderiam ser evitadas, por meio da adoção de boas práticas durante o cuidado pré-natal. A cor roxa simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. No Ceará, 11.732 bebês nasceram prematuros em 2022, até o dia 1º de novembro deste ano. Em 2021, foram 14.850. Os dados parciais são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do DataSUS/Ministério da Saúde.

Método Canguru

O HGCC é a referência estadual no Método. Possui enfermaria exclusiva e estruturada para favorecer o contato pele a pele entre mãe e bebê, na posição canguru, permitindo um cuidado humanizado, multiprofissional e especializado 24 horas por dia. Na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a posição canguru também é praticada.

O Método Canguru permite uma assistência ao recém-nascido prematuro a partir de estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai, de forma gradativa.