Hospital César Cals agora realiza cirurgia redutora de risco para câncer de mama

9 de novembro de 2022 - 13:56 # # # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas

A adenectomia consiste na retirada da glândula mamária, preservando a pele, a aréola e o mamilo

Com histórico familiar de câncer de mama na família, Fabianne Dayana Mendes Soares, de 41 anos, é a primeira paciente a realizar cirurgia de redução de risco para a neoplasia, no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A adenectomia, como o procedimento se chama, antecipa um possível diagnóstico, possibilitando maior qualidade de vida.

“Meu pai, minha mãe e três tias tiveram câncer de mama. O mastologista já tinha conversado comigo e falado sobre a cirurgia. Eu faço mamografia e ultrassom desde os 25 anos (os exames são recomendados na rede pública a partir de 50 anos). Também faço ressonância anualmente desde 2017”, diz Fabianne. Ela optou pela cirurgia após o surgimento de um nódulo na mama.


A paciente afirma que, antes do procedimento, estava ansiosa para a intervenção cirúrgica, mas tinha certeza de que o próprio caso ajudaria mais pessoas. “Aconselharia outras mulheres, com indicação médica, a fazer a cirurgia. Quando a gente sente na pele o susto da indicação da biópsia, de se preparar para receber um diagnóstico de câncer de mama, a cabeça vira. Aí surge uma chance de evitar tudo isso, principalmente quando se tem uma herança genética como a minha”.

Fabiane já teve alta hospitalar e retornou à unidade duas vezes para retirada de drenos e acompanhamento clínico.

Adenectomia

É a primeira vez que o HGCC realiza a adenectomia, cirurgia que consiste na retirada da glândula mamária, preservando a pele, a aréola e o mamilo. Em seguida, uma prótese mamária de silicone é colocada.

O mastologista e diretor médico da unidade, Antonio de Pádua Almeida Carneiro, destaca a iniciativa na rede pública. “O serviço de Mastologia do Hospital César Cals inicia um grande passo em relação à assistência às mulheres com fatores de risco para câncer de mama. Pacientes com teste genético positivo para mutações em genes envolvidos com a oncogênese mamária têm indicação de acompanhamento mais rigoroso, com opção de cirurgia redutora de risco e de uso de medicações como quimioprofilaxia”, detalha o gestor.

A adenectomia passa a integrar os serviços do HGCC de forma permanente. “Lembrando que essa não é uma cirurgia estética, e sim oncológica. O objetivo é reduzir as chances de a paciente desenvolver câncer de mama. É um passo para o futuro de não só diagnosticar precocemente o câncer, mas de nos anteciparmos ao desenvolvimento dele”, ressalta Carneiro.

O HGCC oferece a cirurgia de redução de risco para esse tipo de câncer em parceria com Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) do Ministério da Saúde. O Pronon é responsável pelo teste genético em pacientes e familiares com o perfil.