Hospital César Cals completa 94 anos de serviços prestados aos cearenses

28 de outubro de 2022 - 17:12 # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Foto/Arte gráfica: Thiago Freitas

O último dia de outubro, há 94 anos, tornava-se o primeiro dia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), uma das mais antigas unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Além de oferecer assistência em saúde, o HGCC é reconhecido pelo potencial científico e de formação de novos profissionais. Soma-se, ainda, a referência conquistada em vários serviços, como Neonatologia, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, além de Cirurgia.

O diretor-geral do equipamento, André Pires Cortez, ressalta a importância do HGCC na inserção contínua de novos procedimentos, acompanhando a evolução do cuidado. “O César Cals está sempre atento à promoção da saúde dos cearenses, buscando inovar e modernizar com técnicas e tratamentos de ponta”, diz.

O médico anestesiologista George Alberto Saboia Coelho, que entrou na instituição pela primeira vez em 1981, durante o quinto ano de Medicina, rememora as transformações ao longo das mais de nove décadas da estrutura. “As mudanças são perceptíveis nos processos, nos protocolos e nas atuações das especialidades médicas, bem como em outros serviços de saúde, que foram se aperfeiçoando a cada ano”, afirma.


Anestesiologista George Coelho é um dos colaboradores que acompanharam a transformação da unidade ao longo de mais de nove décadas

Dentre as mais recentes conquistas estão a adesão do HGCC ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon II), do Ministério da Saúde, para rastreamento e antecipação de diagnóstico de câncer; a realização da primeira cirurgia de redução de risco para pacientes que podem desenvolver câncer de mama e do primeiro procedimento de cesárea com histerectomia subtotal após balonização das artérias ilíacas – inédito na rede pública de saúde cearense.

Próximo de dar entrada na aposentadoria, George Coelho sublinha sua relação com o HGCC. “Eu gosto muito do Hospital César Cals. Todo mundo que vem para cá gosta, é uma coisa que eu não sei explicar. A gente trabalha aqui com amor, é diferente”, afirma o médico, aprovado em um concurso da extinta Fundação de Saúde do Estado do Ceará (Fusec).

O anestesiologista espera encontrar os mesmos afetos no Hospital Universitário do Ceará (Huce), em construção pelo Governo do Ceará, para onde o HGCC será transferido.

Balanço

Os números destacam a relevância do hospital para a população. De janeiro a setembro de 2022, foram 52.290 consultas, 5.532 cirurgias, 3.767 partos, 455.034 exames e 17.774 atendimentos na Emergência Obstétrica, principal serviço da unidade.

“O Hospital César Cals tem um componente social muito grande no Ceará, o que é importante não só para a instituição, mas para quem atua aqui. Como médico, fico orgulhoso de ter participado dessas conquistas da Saúde, de poder oferecer isso aos pacientes”, continua Coelho, orgulhoso.