Pacientes do HGCC participam de programa de acesso a teste genético para antecipação do diagnóstico de câncer

19 de outubro de 2022 - 11:55 # # # # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

Os pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atendidos no Centro de Ambulatórios, vão participar do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon II). Nos casos em que apresentarem evidências clínicas relacionadas ao desenvolvimento de câncer, eles passarão pela geneticista e serão encaminhados, conforme orientação médica, pelo Serviço Social da unidade, para a realização de teste genético.

Para o mastologista e diretor médico do HGCC, Antonio de Pádua Almeida Carneiro, o programa, que é uma parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e o Hospital Haroldo Juaçaba, beneficia os pacientes com a possibilidade de se identificar e antecipar o diagnóstico, e reduzir as chances do desenvolvimento de um câncer.

“Por meio dessa iniciativa é possível identificar pessoas, famílias, que provavelmente desenvolveram alguma mutação em seus genes e que transmitiram para os descendentes. O teste genético pode identificar qual gene afetado, implicando em uma predisposição maior a alguns tipos de tumores. Por fim, o geneticista vai orientar sobre quais são os métodos de imagem que deverão ser adotados para fazer o rastreamento, a detecção precoce e quais as medidas a serem indicadas em cada caso, tanto ambientais, comportamentais e até cirurgias redutoras de risco”, explica Carneiro.

Os pacientes atendidos no Centro de Ambulatórios do HGCC são informados sobre o projeto. Em todas as salas de atendimento, foram fixados cartazes informativos e de orientação com o intuito de despertar o interesse, conscientizar e promover a adesão ao programa nos casos indicados. Após os exames, caso o paciente tenha uma mutação detectada, o estudo garante que quatro familiares próximos também realizem, de forma gratuita, o teste genético, para acompanhamento.

“A finalidade é que, quando detectada a mutação, o paciente se beneficie da informação e, com isso, possa fazer um monitoramento mais rigoroso, auxiliado com métodos de imagem indicados”, reforça Carneiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) foi concebido para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, com atuação no campo da Oncologia.