Maio Furta-cor: saúde mental materna é tema de campanha no HGCC

11 de maio de 2022 - 16:23 # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas


Um mês inteiro dedicado à saúde mental das mães: o serviço de Psicologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), destaca o Maio Furta-cor, campanha nacional dedicada à sensibilização da população sobre a saúde mental materna. As atividades terão início na próxima sexta-feira (13), a partir das 13h, com uma roda de conversa no serviço de acolhimento materno do equipamento.

As ações previstas incluem, no decorrer das próximas semanas, a disseminação de informações, a promoção de diálogos, o esclarecimento de dúvidas, a distribuição de panfletos e o atendimento àquelas que relatarem sintomas relacionados a estresse, esgotamento, tristeza, ansiedade, depressão, dentre outros.

A psicóloga Zita Gadelha reforça que a programação lança um olhar sensível sobre situações que desencadeiam o sofrimento de mulheres diante da maternidade.

De acordo com a profissional, no HGCC, o cuidado é prontamente iniciado durante o atendimento na Emergência Obstétrica. “Desde o primeiro momento, nós trabalhamos a psicoeducação, que consiste na orientação das pacientes quanto aos protocolos, procedimentos e exames. Aqui, tiramos dúvidas e auxiliamos o contato com toda a equipe de cuidados”, detalha.

A especialista aponta que muitas mães expressam insegurança diante do momento de ir para casa cuidar dos filhos. Nesse sentido, a participação da família é essencial, sobretudo, frente a casos de prematuridade. “A gente procura dar todo o apoio a essas mães. Para a finalidade, as técnicas em Enfermagem desempenham um papel fundamental”, assegura.

O Serviço de Psicologia do HGCC atua em todas as áreas da Obstetrícia e da Neonatologia. As mães contam com terapias individualizadas, inclusive ambulatoriais. Em 2022, de janeiro a abril, já foram realizados 2.552 atendimentos psicológicos a gestantes e puérperas.

Campanha Maio Furta-cor

A iniciativa visa a sensibilizar a população para o cuidado da saúde mental materna. Furta-cor faz menção ao espectro da maternidade, alterando-se a depender da luz à qual é submetido.

Maio foi escolhido por, no Brasil, estar ligado às mães. A campanha nasceu em 2021, a partir das problematizações ocasionadas em virtude da pandemia de covid-19.