HGCC recebe integrantes do ISGH para conhecer a gestão documental

18 de março de 2022 - 11:55

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

O Núcleo da Qualidade (Nuquali) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Cesará (Sesa), recebeu representantes do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) para uma visita técnica de observação da Gestão Documental desenvolvida pelo HGCC.

A coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do ISGH, Moniky Keuly Marcelo Rocha, destacou a experiência do HGCC e o trabalho desenvolvido como forma de agregar valor ao trabalho realizado no ISGH, já que esse ano será um momento de revisão da norma adotada em todo instituto.

“A gente buscou o Núcleo da Qualidade (do HGCC) justamente par entender todo o processo, a dinâmica da construção da Gestão Documental aqui no César Cals, como uma referência de um trabalho já realizado e para a gente buscar oportunidade de melhorias, sempre com relação todos os processos, especificamente para a gestão documental”, destacou Rocha.

Para Cecília Simeão, coordenadora do Núcleo da Qualidade do HGCC, a visita do ISGH foi um privilégio, no sentido de poder realizar uma troca de experiências com o núcleo coorporativo da qualidade do ISGH, que é responsável por todos os hospitais regionais, inclusive unidades acreditadas.

“Eles vieram ver como a gente estava fazendo a gestão documental, os caminhos, a forma de controle, a forma de segurança dos dados, a publicização. Um privilégio poder colaborar com o ISGH nesse sentido. É uma troca (de experiência) muito saudável em rede. Isso está pactuado entre os núcleos da qualidade o estado, partilhar o que cada um tem de bom”, disse Simeão.

A oportunidade foi essencial para destacar que todo o trabalho e os resultados alcançados pelo Hospital César Cals são uma conquista de todos os envolvidos nos processos. “A importância de trabalharmos Gestão Documental no HGCC tem colaborado para o resgate, reorganização e publicização da padronização de localização e controle dos documentos existentes como: Políticas, Regimentos, Protocolos, Macroprocessos, Impressos setoriais e, sobretudo, do prontuário do paciente. Cada documento planejado tem sido trabalhado em equipe com as áreas envolvidas”, finalizou Simeão.