Para a memória e o álbum de fotografias: gestante realiza sonho ao ter parto registrado no Hospital César Cals

3 de março de 2022 - 15:56 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Iniciativa foi possível devido à flexibilização das normas de combate à transmissão do coronavírus; pacientes voltaram a ter acompanhantes na hora do parto

Iana Carla Sousa Costa, 24, passou 35 dias internada no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para acompanhamento em decorrência da restrição de crescimento do bebê e da falta de líquido amniótico. Durante o período, dois desejos da jovem, que está em sua primeira gestação, foram realizados: os registros fotográficos tanto da gravidez como do parto.

O tão esperado dia do nascimento do filho chegou. Na segunda-feira (28), no Centro Cirúrgico Obstétrico do equipamento, Costa deu à luz um menino. A ocasião vai ficar não só na memória dela e na do marido, que acompanhou todo o parto. Com o momento fotografado, as imagens vão atravessar aqueles instantes.

“Queria muito fazer o registro. Era um sonho, já que o Luiz Arthur é meu primeiro filho – e acho que o último. Ia gravar com o celular, mas aí o hospital conseguiu agilizar e fazer as fotos”, lembra.

Para o psicólogo Peron Endel Caetano, que acompanha gestantes no HGCC, a realização das fotos é uma maneira de proporcionar mais segurança, confiança e confortos físico e mental. “Preparamos as pacientes para o parto desde a chegada ao hospital. As fotos, culturalmente, integram o processo gestacional. Com isso, proporcionamos bem-estar, alegria e cuidados humanizados”, explica.


Iana Costa e o companheiro, Francisco Sousa, ficaram emocionados com a ação do HGCC

Iana Costa diz que, quando recebeu a notícia de que seu parto seria registrado por um fotógrafo, ficou emocionada. “Até chorei quando soube que ia dar certo. Para mim, foi uma das melhores notícias até agora, ter meu parto registrado. É um momento único para a gente. Fica marcado”, ressalta.

O marido também compartilhou da emoção. “Ela ligou para mim com muita alegria, dando a notícia de que ia realizar um sonho”, rememora Francisco Marcelo Teixeira Sousa, 36, que logo contou a novidade para a família.


Imagens foram registradas pelo fotógrafo Thiago de Freitas, da equipe de Comunicação da unidade

Quando ambos viram as primeiras fotos, ainda pelo celular, não desviaram o olhar da tela. “Que lindo! Vou revelar todas. Essas fotos vão ficar para sempre na minha memória e, com certeza, vão para um álbum de fotografia”, garante a jovem. “Não tem explicação. A coisa mais linda da minha vida. Muito obrigada por tudo. Eu nem sei como agradecer. Esse hospital vai ficar para sempre no coração pelo atendimento que eu tive. Meu filho também está sendo bem cuidado. Isso faz diferença na vida da gente”, continua.

As imagens foram realizadas pelo fotógrafo Thiago Freitas, integrante da equipe de Comunicação do HGCC. Isso foi possível devido à flexibilização das normas de combate à transmissão do coronavírus. A partir do declínio do número de novos casos, as pacientes voltaram a ter acompanhantes na hora do parto.