No Hospital César Cals, “alta segura” amplia o cuidado com recém-nascidos pós-internamento

17 de fevereiro de 2022 - 16:53 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Protocolo de segurança é realizado desde que o bebê e a mãe chegam à enfermaria de alojamento conjunto

É comum ver os berços de transporte percorrendo os corredores do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), todos os dias e em diferentes momentos. A cena se repete: seja para fazer exames, para transferência de enfermarias ou, ainda, quando é chegada a hora de ir para casa. Tudo converge para a alta segura do recém-nascido.

É o que aconteceu com Pedro Miguel na tarde de quarta-feira (16). Primeiro filho de Sabrina Rosa Souza, 19, ele foi transportado pela equipe de Enfermagem até a entrada do hospital, quando foi entregue à mãe e ao pai. “Eu estou muito feliz. Vou cuidar e alimentar exclusivamente com leite materno”, garantiu a moradora de Pindoretama, na Grande Fortaleza.

No protocolo de alta segura, A saída de um bebê é acompanhada com muita cautela. A mãe é cercada de informações essenciais para seguir com os cuidados em casa. A enfermeira obstétrica Kelly Oliveira de Melo Benevides conta que a preparação para a alta inicia desde que o bebê e a mãe chegam à enfermaria de alojamento conjunto. “Desde que ele chega à unidade, a gente começa a trabalhar o fortalecimento do vínculo,as orientações sobre os cuidados, a amamentação, já preparando para a liberação”, diz.


Orientações repassadas pela equipe de saúde auxiliam nos cuidados em casa

Para Rosa, as instruções repassadas por toda equipe são essenciais para o cuidado com o filho na internação e, principalmente, no lar. “Eu acho muito importante receber as orientações, ainda mais no meu caso, que sou mãe de primeira viagem”, ressalta.

Recomendações

No dia de ir para casa, a equipe de Enfermagem realiza um checklist com recomendações para a mãe. São abordados temas como banho, aleitamento materno exclusivo, banco de leite humano, vacinas, uso correto de medicações, entrega de exames, receita médica e conferência de todos os testes (pezinho, coraçãozinho, orelhinha, olhinho e linguinha).


Equipe de Enfermagem realiza checagem de todas as diretrizes necessárias para os cuidados com os pequenos fora da unidade hospitalar

“Além disso, o bebê passa por banho, conferência da pulseira de identificação; há marcação de agendamento de retorno, quando necessário; orientações sobre ida ao posto de saúde mais próximo de casa; entrega da Declaração de Nascido Vivo (DNV) e relatório de alta com todas as informações do histórico do bebê”, explica Benevides.

O cuidado na hora de ir para casa continua com o transporte do recém-nascido até a saída do hospital. “Ele é acompanhado pela técnica na Enfermagem ou enfermeira até a saída. Lá, a mãe assina o checklist, que é bem completo e voltado para o pós-internamento, e o bebê é entregue à família”, completa a enfermeira obstétrica.