Dia Mundial de Segurança do Paciente: galeria destaca protocolos e ações exitosas no HGCC

16 de setembro de 2021 - 13:13 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

A segurança do paciente integra todas as áreas de cuidado do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Para destacar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17), a unidade apresenta a Galeria Paciente Seguro com a exposição interativa Protocolos de Segurança e Casos Exitosos. A visitação é aberta a profissionais, visitantes e acompanhantes somente nesta sexta, a partir das 9h.

A iniciativa busca compartilhar boas práticas por meio das ações já adotadas que colaboram para um ambiente seguro de saúde. Neste ano, a proposta ressalta o tema Cuidado Materno e Neonatal Seguro: Aja agora para o Parto Seguro e Respeitoso. Toda a programação foi pensada para destacar o cuidado materno e neonatal, mas também abrange outras áreas do cuidado.

“O evento é uma oportunidade de abordar e apresentar os protocolos de segurança institucional, fomentar as discussões e aprofundar as ações já desenvolvidas na unidade”, afirma a enfermeira Carolina Martins, do Núcleo de Assistência e Segurança do Paciente (Nasp).

De acordo com o Núcleo, o HGCC adere práticas seguras por meio de pulseiras de identificação, placas de identificação nos leitos, uso do checklist de cirurgia segura, higienização das mãos, equipe especializada de prevenção e tratamento de lesão por pressão, prescrição e administração de medicamentos eletrônicos, lista de checagem de alta do recém-nascido, monitoramento de protocolos assistenciais, entre outras.

Todos os protocolos, bem como exemplos de casos exitosos, ilustrarão a galeria – estruturada em nove estações temáticas. Cada uma delas aborda um tema específico, como parto seguro e respeitoso, identificação correta do paciente, cirurgia segura e administração segura de hemocomponentes. Dentro da campanha Setembro Amarelo, será apresentado, ainda, o protocolo de prevenção ao suicídio.

Tudo o que é aplicado na rotina hospitalar envolve uma atuação multiprofissional que resulta no cuidado integrado, especializado e seguro. Daí a importância de promover ações que contemplem todos os profissionais. “O envolvimento institucional, dentro de uma visão sistêmica de qualidade, vai impactar na experiência do paciente”, resume a gestora da qualidade do HGCC, Cecília Simeão.