Setembro Amarelo: HGCC realiza ação educativa sobre prevenção ao suicídio

9 de setembro de 2021 - 14:06

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas e Iza Machado

Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ações dão destaque ao movimento e alertam pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais sobre a importância do tema. O objetivo é proporcionar maior visibilidade ao público hospitalar, conscientizando sobre locais de apoio, prevenção e como identificar quem precisa de ajuda.

A programação, desenvolvida pela equipe de Psicologia do HGCC, começa nesta sexta-feira (10), das 7h às 9h, com grupos de Sala de Espera, no ambulatório, sobre a prevenção ao suicídio. Enquanto os pacientes aguardam suas consultas, uma atividade de educação em saúde vai promover orientações e momentos de acolhimento e escuta, além da entrega de material informativo.

Para a psicóloga Maria Silane Sousa e Silva, as salas de espera são uma boa chance de fomentar o assunto. “É uma oportunidade que temos de oferecer informações importantes à população acerca do cuidado em saúde”, diz.

Durante a ação, a expectativa é de atender até 200 pessoas. Ao todo, serão quatro psicólogos para conversar com o público ambulatorial. Durante os atendimentos psicológicos do mês de setembro, os pacientes continuarão a receber o folder informativo e serão sensibilizados sobre a campanha.

A abordagem do tema suicídio ainda é considerada tabu na sociedade, de acordo com a coordenadora de Psicologia do HGCC, Elonora Pereira. Para ela, a principal ferramenta de atenção e apoio às pessoas que estão passando por esta situação é a educação – tanto para quem está passando por uma situação delicada, como para algum familiar ou amigo de quem precisa de ajuda. “A abordagem aos pacientes com uma informação qualificada ajuda as pessoas a compreenderem melhor o fenômeno e terem meios de se ajudar e ajudar a outras pessoas que possam precisar”, destaca Pereira.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio iniciada, no Brasil, em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria