Agosto Dourado: HGCC incentiva mães que estão amamentando a doar leite humano

10 de agosto de 2021 - 13:52

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Maria Cleane alimenta a filha, internada na unidade, e também doa leite para ajudar outros bebês

O estoque de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) precisa ser reforçado. No Agosto Dourado, mês dedicado à amamentação e à doação de leite humano, a unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) convida as mães que estão amamentando para ajudar a aumentar o estoque de leite e, assim, ajudar na recuperação de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do HGCC.

“Gostaríamos, neste Agosto Dourado, assim como em outros meses, convidar as mães para fazer a doação e, com isso, garantir leite materno para os nossos bebês internados. Qualquer quantidade de leite é importante. O leite materno vale ouro“, destaca a enfermeira Vanessa Demétrio.

Os dois filhos da agricultora Maria Cleane Lopes da Silva, de 37 anos, nasceram no Hospital César Cals. Nas duas oportunidades, Cleane, que mora em Russas, no interior do Ceará, foi atendida no Banco de Leite Humano da unidade. Além disso, ela sempre fez questão de doar para ajudar a manter o estoque do alimento. “Eu acho muito importante. Além de ajudar a minha filha, ajudo outros bebês”, ensina.

A filha mais nova nasceu no HGCC no dia 30 de julho. Passou pela Utin e agora está na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Ucinco). Após visitar a pequena, a mãe aproveitou para fazer a doação. Ela foi acolhida pela equipe do Banco de Leite, recebeu orientações e fez a retirada do líquido. É com essa doação que os bebês internados serão alimentados, ajudando numa recuperação mais rápida.


De janeiro a julho de 2021, o Banco de Leite do HGCC já distribuiu 935 litros de leite para as unidades neonatais

“Para mim, a coisa mais importante é quando a criança mama. Por isso, vim aqui fazer a doação. Vou até falar para uma amiga para ela fazer”, afirma. Na expectativa de que a filha, Ana Luíza, receba alta até o fim de semana, Cleane passará esses dias em Fortaleza. Sempre que puder, ela garante, vai doar.

Banco de Leite

De janeiro a julho de 2021, o Banco de Leite do HGCC já distribuiu 935 litros de leite para as unidades neonatais. A projeção é de que esse número aumente para garantir alimentação exclusiva aos recém-nascidos. Para doar, basta ligar para o número gratuito 0800 286 5678 ou (85) 3101-7821. O funcionamento é 24 horas, todos os dias da semana.

>> Veja onde doar leite humano no Ceará

“O leite da doadora é o único que pode substituir o leite da própria mãe, devido apresentar características similares. Contribui para um desenvolvimento e um crescimento adequado para os recém-nascidos internados, reduzindo sua permanência no hospital”, explica Demétrio.

Agosto Dourado

A Sesa realiza, desde o início deste mês, a campanha Agosto Dourado para reforçar a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, principalmente para recém-nascidos prematuros internados nas unidades hospitalares ou que possuem alergia ao leite de vaca.

A pasta mantém uma rede com bancos de leite e postos de coleta espalhados pelo Estado para dar uma melhor assistência a mães e bebês que necessitam do serviço. Vale ressaltar que o incentivo à amamentação e à doação de leite humano está na programação da Secretaria durante todo o ano.