Hospital César Cals moderniza prontuário; atualização garante mais segurança a pacientes

19 de julho de 2021 - 14:07

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Com o documento, a comunicação torna-se mais efetiva entre os profissionais de saúde

A partir deste mês, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), disponibiliza uma nova estrutura de prontuário para reunir todas as informações do paciente sobre seu tratamento. O novo instrumento, implantado no dia 12 de julho, uniformiza os dados de internados e garante mais segurança em relação aos procedimentos médicos e assistenciais. Com o documento, a comunicação torna-se mais efetiva entre os profissionais de saúde.

O objetivo do novo prontuário, de acordo com o Escritório da Qualidade do HGCC, é favorecer melhorias contínuas dos processos de trabalho e a execução de todas as atividades assistenciais com segurança e responsabilidade. A atualização também vai assegurar que todos os procedimentos sejam realizados de forma padrão, correta e legal.

Com as mudanças, o paciente será o mais beneficiado. “O prontuário completo possibilita avaliar o desempenho da instituição responsável pela assistência e pela qualidade do serviço prestado ao paciente. O Escritório da Qualidade (EQ) realizou a organização, criação, implementação e padronização dos formulários necessários para o novo prontuário”, detalha a coordenadora do setor, Cecília Simeão.

A primeira ala a disponibilizar o novo prontuário foi o Bloco 300, que atende pacientes masculinos clínicos e cirúrgicos. Também já conta com o novo modelo o Bloco 200, de Ginecologia e Obstetrícia. Em breve, todas as Enfermarias do HGCC estarão utilizando o formato atualizado.


Escritório da Qualidade apresenta nova estrutura de prontuário do paciente

Para a técnica de Enfermagem Elizete Xavier Tabosa da Silva, que trabalha diretamente com o suporte, foi um ganho para todos. “Eu achei excelente, além de bonito. Percebe-se uma maior organização. Ficou mais moderno, inclusive. A equipe toda aprovou”, diz.

Na unidade, o paciente conta com os prontuários nos formatos físico e eletrônico, que são essenciais para o tratamento e auxiliam da admissão à alta hospital. Os registros apresentam dados como histórico familiar, anamnese, diagnóstico, descrição e evolução dos sintomas, exames, prescrições de medicamentos, entre outros