Hospital César Cals moderniza diagnóstico por imagem no setor de Endoscopia

14 de julho de 2021 - 13:45

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Paciente Maria Zeneida recebe resultados em poucos minutos após realização de procedimento

Maria Zeneida Gomes Ribeiro esteve no Centro de Endoscopia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para a realização de um exame endoscópico. As imagens, o laudo e o resultado ficaram prontos em poucos minutos após o procedimento. A paciente retornou para casa com o resultado em mãos. Isso só é possível porque a área de Diagnóstico por Imagem do HGCC utiliza o software Ikap que permite mais segurança, agilidade, organização, instantaneidade e arquivamento de dados.

“É uma vantagem muito grande porque a gente, às vezes, vinha fazer o exame, depois vinha buscar, voltar para o médico. Agora não, a gente já leva o resultado. Agora tá mais avançado”, atesta a aposentada. Ela veio à unidade hospitalar para confirmar, com o exame, o sucesso do tratamento indicado pelo médico que a acompanha.

O chefe do Serviço de Endoscopia do HGCC, Paulo Ponte Prado, afirma que a tecnologia adotada só traz benefícios para a equipe médica e, principalmente, para os pacientes. “O sistema vincula as imagens ao laudo, permite uma pesquisa ultrarrápida dos dados dos pacientes, caso o médico deseje rever; laudos e imagens armazenadas, com segurança, em bancos de dados; e ainda permite a impressão das imagens para o paciente, que pode, inclusive, receber por meio eletrônico”, explica.


Software permite mais segurança, agilidade, organização e instantaneidade

O hospital já realizou mais de 1.500 exames com o uso da tecnologia, o que tem proporcionado um ganho de tempo no tratamento. Estão inseridos no sistema todos os exames endoscópicos, como endoscopia digestiva, CPRE, colonoscopia, ultrassom endoscópico.

Ensino e pesquisa

Os benefícios também podem ser sentidos em relação ao ensino e à pesquisa, ao favorecer os estudos de caso, bem como apresentações em congressos. “Podemos gravar vídeos em tempo real dos exames e procedimentos, que podem ser utilizados em apresentações científicas, nas aulas da residência e em congressos”, diz Prado.


Mais de 1.500 exames já foram feitos no Hospital César Cals com uso da tecnologia

Cooperação técnica

A utilização do software no HGCC ocorre desde fevereiro de 2020. A aquisição, além da atualização online das versões, se dá a partir de uma cooperação técnica entre o hospital e o Sistema de Capturas de Imagens e Laudos Ikap. Ao todo, são quatro licenças com prazo de utilização por dez anos