Bebê recebe alta após quase cinco meses de internação no HGCC

9 de julho de 2021 - 13:35

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Equipe multiprofissional faz corredor de palmas para homenagear a alta de Maria Alice

Quando Maria Alice nasceu, pesava apenas 950 gramas. Prematura extrema, de 32 semanas, precisou ficar internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Durante quase cinco meses, a recém-nascida recebeu todos os cuidados multiprofissionais essenciais até sua alta, realizada na tarde de quinta-feira (8).

Francisca Iara de Sousa Silva, de 22 anos, não conteve a emoção de, finalmente, segurar a filha nos braços e poder levá-la para o convívio de toda a família. Na saída, a equipe da Neonatologia fez um corredor de palmas, como forma de homenagear a vitória de Alice.

“Ela ficou bastante tempo, mas, graças a Deus, ela já está saindo. Aqui é um ótimo hospital, que cuida muito bem dos bebês. Foi muito ruim para mim [ficar longe dela], mas eu sabia que ela estava aqui porque não podia sair ainda, porque tinha muitos problemas. Graças a Deus, deu tudo certo”, comemora a mãe.

Para quem atua na UTIN, testemunhar a alta de um bebê é sempre uma realização profissional. Para a enfermeira Jane Kelli dos Santos Valentim, o trabalho desenvolvido gera resultados satisfatórios e estabelece a confiança dos pais.


Antes de ir para casa, Francisca Iara de Sousa Silva segura a filha, Maria Alice, na UTI Neonatal

“Como profissional, é gratificante ver que um bebê prematuro extremo, mesmo com o longo período de internação, sai bem. Ainda mais nesse tempo de pandemia, em que os pais não podiam ver os filhos. Ela (Maria Alice) passou por um processo tão longo que a gente criou um vínculo, uma proximidade. Entregar o bebê bem aos pais é uma realização”, afirma Valentim.

Antes de deixar o HGCC, a mãe recebeu todas as orientações de cuidados em casa, informações sobre a filha, entre outros detalhes que precisam ser observados. Maria Alice já sai com as vacinas aplicadas e com exames e consultas de retorno agendados para acompanhamento ambulatorial.