‘Meu Primeiro Arraiá’: bebês do HGCC posam com roupas juninas em sessão de fotos

30 de junho de 2021 - 13:16

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Iniciativa proporcionou recordações afetivas para ressignificar o momento de internação de mães e recém-nascidos

Muita gente não conseguiu pular fogueira neste São João devido à pandemia de Covid-19. Foi o segundo ano sem a tradicional festa que é a cara do Nordeste. Mas os recém-nascidos da ala de alojamento conjunto do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará, comemoraram os festejos do jeito deles: vestiram o colorido junino e posaram a fofura em sessão de fotos.

Os 20 bebês internados, que estão acompanhados das mães, participaram da iniciativa que objetivou a humanização em meio ao encerramento do mês de celebração dos santos populares.

Desenvolvido pela Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica RIS, da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o projeto apresentou o tema “Meu Primeiro Arraiá”. A ação proporcionou recordações afetivas para ressignificar o momento de internação de mães e recém-nascidos. Além de vestirem adereços que remetem às festas de junho, os pequenos também foram fotografados para a construção de um mural onde as imagens ficarão expostas.


De acordo com os integrantes da Residência, a ação também ressalta a cultura popular brasileira, valorizando uma tradicional festa do Nordeste do País

“O maior intuito desse projeto, idealizado pelas residentes e pelos profissionais do próprio hospital, em conjunto, é proporcionar um momento de comemoração, que ressignifique essas internação hospitalar tanto para a mãe, quanto para o recém-nascido. Tenta trazer um pouco dessas festividades e dessa humanização para dentro do hospital. É uma forma das mães guardarem de recordação o primeiro São João de seus filhos”, explica Rafaela Mota, preceptora da Residência.

Quem ficou bastante animada com a ação foi a auxiliar administrativa Arlene Dutra, de 33 anos, que deu à luz o primeiro filho no Dia de São Pedro, 29 de junho. Ela comemorou a participação de Anthony na sessão de fotos. “A gente gostou muito de participar. Foi muito legal. O Anthony, meu primeiro bebê, participou da primeira sessão de fotos de São João. Já vou mandar no grupo da família para fazer sucesso”, conta a mãe, animada.


Arlene Dutra e o filho Anthony posam para a foto no projeto ‘Meu Primeiro Arraiá’

Para a realização das fotos com os bebês, os pais foram informados previamente. Quem decidiu participar, precisou assinar uma autorização para produção de vídeo e fotos. As roupas e elementos utilizados passaram por processo de desinfecção, conforme orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).