Hospital César Cals chega aos 92 anos no sábado, 31
30 de outubro de 2020 - 16:16
No mês em que completa 92 anos, neste dia 31 de outubro, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, vivencia, assim como em todo o mundo, a pandemia de coronavírus. O HGCC segue com dedicação no trabalho incansável de cuidar da saúde do cearense.
Em boa parte desse ano, todo o Hospital voltou-se para o enfrentamento à pandemia, mas também a manutenção de boa parte de todos os seus serviços. Mudanças foram empregadas como forma de proporcionar atendimento com segurança a todos os envolvidos, desde o paciente aos profissionais.
Os serviços da Unidade como um todo foram repensados e reestruturados para atender aos pacientes com e sem Covid-19, garantindo o acesso a todos os pacientes encaminhados. A atenção obstétrica e neonatal, referência do Hospital, foi assegurada, permitindo um atendimento seguro e de qualidade.
Logo no início, foi criado o Gabinete de Crise em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, sob consultoria da equipe do Projeto Lean nas Emergências. Reuniões on-line e presencial definiram todas as medidas a serem adotadas. “O Gabinete foi importante porque sistematizou as informações e as ações, facilitando a gestão diante da pandemia”, lembra o diretor geral do HGCC, Eliezer Arrais.
Para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, foi montada uma estrutura externa, na quadra do prédio anexo, para onde foram transferidos os consultórios do setor ambulatorial, que, por sua vez, passou a abrigar leitos de alojamento conjunto para puérperas e recém-nascidos. Boa parte do Hospital passou por readequações. Isso permitiu a abertura de espaço para que 30 leitos de enfermaria, 21 de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Neonatal e 28 leitos obstétricos ficassem exclusivos para o tratamento de pacientes suspeitos e confirmados.
“A estratégia foi montar uma estrutura que contemplasse todos os pacientes. Os leitos para Covid-19 dentro do Hospital foi uma maneira de garantir todo suporte necessário”, explica o diretor médico do HGCC, Antonio de Pádua.
Com as visitas suspensas, por conta do isolamento social, e como forma de proteção a pacientes e colaboradores, foi necessário repensar a comunicação com os familiares. Foram criados os times de comunicação dos pacientes do Eixo Covid-19 e Neonatologia. Equipes multiprofissionais, com atuação diária, na transmissão de informações sobre os pacientes.
Vídeos, informações via aplicativos de mensagens, áudios dos bebês, ligações diárias. Tudo feito para favorecer os familiares e manter o contato a distância. “Participamos da garantia da humanização e acessibilidade da informação nesse processo de comunicação com a família, por meio de várias tecnologias”, explica Andréa Ricoy, chefe do Serviço Social.
Maryane da Rocha Santos teve sua história marcada no HGCC. Ela estava gestante e contraiu Covid. Desde quando entrou no Hospital, todos os esforços foram feitos para garantir a recuperação dela e do bebê, que nasceu prematuro e ficou 74 dias londe sos braços dela. “Todos se empenhavam em fazer o melhor. A recuperação do paciente também depende muito do atendimento, e eu tive atendimento de anjos”, lembra.
De abril a outubro desse ano, 689 pacientes, suspeitos e confirmados, foram atendidos e monitorados no HGCC.
Além do atendimento destinado aos pacientes, colaboradores da Unidade também foram beneficiados. Por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o HGCC montou ambulatórios de atendimento para os profissionais, bem com garantiu a realização de testes para o novo coronavíruas.
Mesmo diante dos desafios impostos pela Covid-19, o Hospital César Cals continuou muito de seus serviços, como cirurgias de urgência, atendimento a casos de câncer, pré-natal de alto risco especializado, exames, entro outros. Para ter uma ideia, de março a setembro, o HGCC realizou 1.985 consultas obstétricas.
Além dessas conquistas, foi em 2020 que o Serviço de Endoscopia chegou aos 10 anos da Residência Médica em Endoscopia, o Centro de Imagem recebeu novo aparelho de raios X e está com instalação de um novo aparelho de tomografia mais moderno, com possibilidade de imagens mais detalhadas, assegurando diagnósticos com mais qualidade para o paciente. Foram realizadas adequações para a sala de Raios X, novo tomógrafo, NAC e nova estrutura para o serviço do Familiar Acompanhante.
A Jornada Científica, principal evento educativo e científico, precisou passar por modificação. Foi realizado o primeiro webinário do Hospital, atingindo 1.500 visualizações na pagina oficial do HGCC no Facebook.
Muito mais vem por aí. O Hospital César Cals está em constante transformação. Sempre para garantir e possibilitar um atendimento com qualidade, segurança e humanizado.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica / fotos: Thiago Freitas