Profissionais do HGCC são capacitados em reanimação cardiopulmonar
30 de junho de 2020 - 15:36
O cuidado em saúde prestado no Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, está inserido em constantes processos de educação permanente desenvolvidos pelo Centro de Estudos. A qualidade do atendimento, o envolvimento da equipe e a atuação de cada profissional são trabalhados continuamente para permitir melhorias constantes.
O objetivo é proporcionar a qualificação dos profissionais e capacitar as equipes multiprofissionais para o envolvimento de todos que atuam na assistência. É o que acontece com as atuais formações em andamento, como o Time de Resposta Rápida – Reanimação Cardiopulmonar do Neonato ao Adulto. As capacitações são realizadas no local de trabalho, nas unidades assistências, permitindo uma vivência do meio a partir das rotinas.

“Pretendemos, com isso, permitir uma maior segurança nos processos assistenciais, valorização do tempo de resposta, segurança do trabalhador, além de prestar uma assistência qualificada diante de uma parada cardiopulmonar”, ressalta Afonso Ricardo de Lima Cavalcante, enfermeiro de Educação permanente do Centro de Estudos.
Aplicada nos turnos da manhã, tarde e noite, a capacitação aborda cinco pontos essenciais em um único momento. São apresentadas as orientações sobre a higienização das mãos, fricção alcóolica, paramentação e desparamentação, intubação de sequência rápida e, por fim, a reanimação cardiopulmonar no adulto e neonato propriamente dita.
Para Cacilda Maria Marques Ferreira, enfeira coordenadora, as capacitações evidenciam a importância do fazer assistencial dos integrantes de todas as equipes de saúde. Ela reforça a importância de que todos estejam preparados continuamente para momentos de extrema habilidade técnica, como exige a reanimação cardiopulmonar.

“Eu acho de suma importância, porque quando a gente prepara a equipe tudo flui melhor para o paciente, em primeiro lugar, e também para os profissionais. Quando a gente há preparação, a reanimação acontece melhor, em tempo hábil, e conseguimos salvar a vida do paciente e evitar sequelas. É isso que as capacitações favorecem”, destaca a enfermeira.
Os eventos de capacitações seguem uma agenda programada semestralmente e conforme identificação de necessidades de aplicações para a assistência. Especialmente essa formação, que iniciou em fevereiro e já reuniu 323 colaboradores, será contínua, fortalecendo a prática e assegurando o atendimento nos casos de reanimação cardiopulmonar.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas