Dia Mundial da Doação de Leite Humano é lembrado com vídeo sobre cuidados para doar

19 de maio de 2020 - 09:06

O cuidado com a doação de leite deve ser constante.  Nesse tempo de pandemia de coronavírus, mais ainda. Pensando nisso, o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, lança um vídeo com as informações e orientações às mães que estão amamentando e desejam doar leite. O conteúdo pode ser acessado na página da unidade no Facebook.

Numa linguagem simples e de fácil acesso, a técnica de enfermagem Maria Elizabeth Pimentel Nunes explica os passos necessários para fazer a retirada do leite e o acondicionamento em casa. Por ocasião do Dia Mundial da Doação de leite Humano, comemorado em 19 de maio, o vídeo também é uma maneira de elogiar e reconhecer a disponibilidade de cada mãe doadora.

“No momento em que a mãe do bebê que está internado não pode ofertar, a doadora faz isso. Ela garante o leite humano nas unidades neonatais. Garante que o bebê das unidades neonatais tenha o melhor leite através do seu gesto de amor e generosidade”, enfatiza Elizabeth Nunes.

A doadora Francisca Vanessa Trigueiro chegou a procurar o banco de leite antes mesmo de dar à luz. Ela buscou as orientações para amamentar. Para ela, doar é mesmo um gesto de amor. “Porque você doar algo que você não precisa é fácil. Para doar leite, você precisa mesmo se dedicar, querer ajudar. Qualquer mulher pode fazer isso”, diz.  

alt

Ela teve ajuda do banco de leite do HGCC no início e desde então, Há quase um ano, ela doa. “Eu fico muito grata. Agradeço a Deus por ter leite suficiente para a minha filha e poder ajudar outras crianças. Graças a Deus tive ajuda e consegui amantar. Minha filha vai fazer um ano no dia 21 de maio”, comemora Francisca Vanessa.

“A missão do banco de leite é o poio e a proteção ao aleitamento materno. Fazer com que os bebês prematuros tenham acesso ao leite humano quando não for possível o da própria mãe. Por isso as doações são importantes”, ressalta a médica, Rejane Santana, coordenadora do banco de leite do HGCC.

Ela esclarece que em todo o Ceará a Secretaria da Saúde teve a preocupação de ampliar o número de bancos e que estivessem estrategicamente bem localizados. “Elaboramos estratégias para que fossem localizados em maternidades com UTI Neonatal, como na Região Norte, Cariri, Sertão Central, Região Metropolitana e Fortaleza”, destaca Rejane Santana.

Atualmente, o Hospital César Cals possui 29 bebês internados na UTI Neonatal e que precisam de leite humano doado para ajudar no tratamento. Com isso, favorecer uma recuperação mais rápida. Diariamente, o ideal seria de 10 a 15 litros de leites por dia para alimentar, com exclusividade, os recém-nascidos da UTI.

 

Clique aqui para assistir o vídeo

 

Assessoria da Comunicação
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas