HGCC aproxima pais e filhos com envio de fotos e vídeos
24 de abril de 2020 - 13:27
Com as estratégias de segurança adotadas pelo Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as mães que têm filhos internados na unidade neonatal, em alguns casos, precisam ficar em casa. Para amenizar a saudade por não poderem ver os filhos, o Hospital envia fotos e vídeos autorizados para os pais, mostrando a evolução da criança.
“Visando diminuir os impactos e/ou prejuízos na formação do vínculo com o bebê internado, pensou-se em utilizar a tecnologia a nosso favor e realizar o registro e envio online de fotos dos bebês daquelas famílias que mostram interesse em recebê-las a fim de que possam acompanhar o desenvolvimento da criança”, explica a psicóloga Eleonora Pereira.
A psicóloga diz que o objetivo “é oferecer estratégias de enfrentamento à situação de internação do recém-nascido nesse momento de pandemia, buscando minimizar os impactos na formação do vínculo entre família e o bebê internado e propiciar à família a valorização da história e subjetividade do bebê no período em que estiver hospitalizado”. Com a restrição das visitas, a saudade do filho, que ainda precisa de cuidados para logo voltar pra casa, só aumenta.
Cristiane Alves é mãe de Isabela Christina que está há três meses na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais. Ela diz que sente por estar longe da filha mas entende a necessidade do distanciamento. Para ela, receber em casa, uma foto ou vídeo é muito bom para aliviar a saudade. “Poder receber uma foto tem um significado tão importante de poder ver r matar um pouco da saudade. Acho muito gratificante e emocionante. Quero agradecer a todos os funcionários do Hospital César Cals por cuidar dos nossos filhos com amor”, reconhece a Cristiane.
A estratégia para envio dos vídeos e imagens é viabilizada pelo serviço de psicologia do HGCC e residentes multiprofissionais do segundo ano. É uma maneira de deixar os pais atualizados e um pouco próximos dos bebês. Eleonora destaca que todos os membros das equipes multiprofissionais participam da ação. “Todos os membros da equipe multiprofissional participam por meio da discussão das situações e momentos em que o registro será realizado e na comunicação com as famílias”, destaca.
Para o envio de fotos e vídeos dos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal, os pais emitem autorização pelo aplicativo WhatsApp, registrando o interesse em receber as imagens. No ato da internação da gestante, os pais já podem assina um termo para autorizar ou não o envio das fotos e vídeos.
Assessoria da Comunicação
Repórter: Wescley Jorge