Banco de leite do HGCC precisa de doação

8 de abril de 2020 - 14:09

A doação de leite humano não pode parar. Os bebês da Unidade Neonatal necessitam do leite materno para a recuperação e ajudar a diminuir o tempo de internação. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os bancos de leite da rede estadual lembram a importância da continuidade das doações e reforçam os cuidados de higiene.
 
No Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, as medidas de higiene já adotadas assim como em todos os bancos de leite. As doadoras são informadas sobre a importância da higiene, essencial para uma doação segura. Além disso, o leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, com testes laboratoriais e a pasteurização. Para doar, basta ligar para o número (85) 3101 5367. Além disso, todas as informações e orientações são passadas por telefone.
 
Nesse momento, as principais mudanças estão relacionadas com o uso da máscara e o manuseio das doações. “Antes da retirada do leite, a mãe precisa lavar as mãos, colocar um pano limpo, evitar falar na hora da retirada e pedir para que ninguém entre no ambiente. Por conta do novo coronavírus, é ideal usar máscara e não pegar no rosto, boca ou olhos quando estiver tirando o leite”, orienta a coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Santana.

Com a possibilidade de ficar em casa, a partir do decreto governamental e recomendações de isolamento social, mais mães têm a chance de fazer a doação. “O período é mais tranquilo porque a maioria das mães está em casa e isso facilita o processo”, reconhece Rejane Santana.

Sobre o local onde faz a retirada do leite, ele deve ser higienizado. O material utilizado, como os vidros com tampa plástica e o recipiente que irá receber o leite, precisa ter o mesmo cuidado rotineiro, lavado e esterilizado. É só seguir as orientações das equipes especializadas dos bancos. Necessário apenas reforçar.
“Sempre reforçamos o cuidado e as orientações por telefone. Isso sempre teve. O importante é lembrar que a máscara deve ser colocada antes de fazer todo o asseio e só retirá-la após a finalização de do processo”, finaliza a coordenadora.

A caixa térmica de transporte é higienizada antes de sair para a casa da doadora, como também assim que chega ao banco. O local de retirada também recebe os mesmos cuidados. O motorista anda com o álcool em gel, máscara e luvas. Ao levar e trazer de volta, tudo é higienizado.

 

Quem pode doar

Pode ser doadora toda mulher que amamenta. Para doar, basta estar saudável, não fumar, não usar álcool ou drogas e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Também não existe uma quantidade mínima para fazer a doação.

Alimento completo

O leite materno é um alimento completo e importante para todos os bebês. Para os prematuros e as crianças que estão internadas, o alimento é imprescindível para recuperação em menor tempo.

 

Assessoria da Comunicação
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas