Ações adotadas pelo HGCC visam beneficiar profissionais e pacientes

30 de março de 2020 - 07:55

O Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, em face da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, após reunião do corpo diretivo e demais coordenações de setores estratégicos da unidade, adota várias medidas para promover a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores.
 
As medidas são direcionadas a todos os funcionários das áreas assistenciais e administrativas. Tudo feito para tentar proporcionar o melhor para os colaboradores, visando o bem-estar de todos. “A nossa atuação foca na proteção dos nossos colaboradores para mantermos nossa capacidade de atendimento e prevenção da disseminação intra-hospitalar da Covid-19. Nosso processo educativo envolve todos os meios de levar estas informações”, destaca Antonio Eliezer Arrais Mota Filho, diretor geral do HGCC.

Será fortalecida a educação permanente em todos os setores, durante os três turnos de trabalho, comandada pela Gerência de Risco, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Centro de Estudos e Epidemiologia. Definida rotina de recomendação de uso de EPI’s para as unidades, por atividade, com tabela específica de orientação; controle na distribuição de EPIs, conforme processo definido pelo Material Médico Hospitalar.

Organização do fluxo de visitantes e acompanhantes; vacinação dos colaboradores para H1N1; treinamento para coleta SWAB Covid-19, ministrado pelo Laboratório Central, formação de grupo de facilitadores para coleta SWAB Covid-19; fluxograma de atendimento ao paciente obstétrico, nos casos suspeitos de Covid-19; fluxograma de atendimento a pacientes internados não obstétricos para casos suspeitos de Covid-19; plano de contingência para gerenciamento de leitos, coordenado pelo Núcleo Interno de Regulação, evitando disseminação da Covid-19.

Estruturalmente, estão sendo realizadas reformas adaptativas do Bloco 100-B para ativação de novos leitos de UTI adulto; montagem de espaço físico para casos confirmados de Covid-19 no HGCC.

Em termos de comunicação, o sistema interno, a Intranet, disponibiliza duas páginas especialmente construídas com todas as informações a serem acessadas pelos profissionais. Há documentos como notificação, fluxogramas, óbitos, notas técnicas EPIs, treinamentos, instrumento Checklist Covid-19 na emergência obstétrica, entre outros.

Na área administrativa, houve restrição no uso do espaço do refeitório, mudança no fluxo de roupa para auxiliares de serviços gerais e manutenção, com distribuição roupa higienizada; mudança no fluxo de separação da roupa relacionada com covid-19, para recolhimento em separado pela empresa terceirizada.

Há ainda alteração no fluxo dos resíduos sólidos de casos relacionados à Covid-19, em separado para recolhimento pela empresa especializada; redução da circulação de pessoas pela unidade hospitalar; estacionamento próximo para, num total de 120 vagas, para profissionais cadastrados e em serviço.

Algumas ações são continuamente realizadas no HGCC. No momento atual, durante o enfrentamento do novo coronavírus, o Hospital entende que outras atuações precisam ser realizadas e fortalecidas diariamente. O que já vem sendo feito.

 

Assessoria da Comunicação
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas