Capacitação em aleitamento materno fortalece atuação de profissionais no HGCC

14 de fevereiro de 2020 - 08:14

O Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, assegura às mães, o direito à amamentação. São realizadas constantemente ações de fortalecimento das políticas de aleitamento materno, como treinamentos em serviço. Neste ano, as atividades terão inicio na segunda-feira, 17, às 9h. Todos os colaboradores com atuação direta com a dupla mãe/bebê participam da formação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IAHC).

“A gente atua no sentido de envolver todos os profissionais, fortalecer as ações de aleitamento materno, programar a atuação direta para beneficiar a mãe e o recém-nascido de acordo com a IHAC, para o sucesso do aleitamento”, esclarece Rejane Santana de Brito, coordenadora do banco de leite do HGCC.
 

Antes de ir para casa, após alta hospitalar, Victória Stefanny Moura Dourado, mãe de Pedro Tomás, nascido há dois dias, recebeu orientações sobre amamentação e doação de leite. “Ainda na enfermaria, eu soube sobre o banco de leite e recebi orientação sobre amamentação”, lembra. Mais uma vez, a equipe reforça as orientações. “Mais uma vez, eu sou orientada. Com mais qualificação, nós seremos só beneficiadas, tem mais engajamento das mães”, acredita Stefanny.

alt

A capacitação abordará seis temas principais: dinâmica da percepção do aleitamento materno, a importância da amamentação, como ter leite humano suficiente, sala de parto e alojamento conjunto, conceito dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e banco de leite humano. Tudo pensando para proporcionar um atendimento sempre qualificado e especializado, garantindo o aleitamento e a doação de leite.

Estas atividades são ferramentas essenciais para manter em evidência a importância do aleitamento materno, que traz benefícios para mãe e para o bebê e ainda ajuda na doação de leite. “Todos envolvidos com mais informação, qualificação e conscientização fazem a diferença e garantem o sucesso do aleitamento”, reforça Rejane Santana. Para Setefanny, o desejo de ajudar e retribuir também vai com ela pra casa. “Eu quero ser doadora. No primeiro filho, não consegui, mas, dessa vez, eu quero muito”, finaliza.

 alt

Conheça os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Estagiária de Jornalismo: Alice Guilherme
Fotos: Thiago Freitas / Ascom HGCC