Atendimento odontológico proporciona mais cuidado a pacientes da UTI no HGCC
16 de outubro de 2019 - 10:23
Na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) do Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, aliando o cuidado médico a outros tratamentos, é possível obter uma recuperação mais eficiente dos pacientes internados, além de ser um ambiente propício para o aprendizado acadêmico. Os pacientes recebem a visita da equipe odontológica, semanalmente, para identificar possíveis intercorrências relacionadas à saúde bucal e que possam, de alguma maneira, interferir no tratamento intensivo.
O serviço foi pensado no intuito de promover um cuidado especializado e, com isso, evitar possíveis infecções e melhorar ainda mais a assistência. José Ribamar dos Santos Junior, enfermeiro da UTI, esclarece que essa participação fortalece o processo do cuidado. “Identificamos a necessidade de haver um odontólogo. Conversei com algumas faculdades e dois meses depois estávamos atuando”, relatou o enfermeiro.
Clarisse Maia, cirurgiã dentista e preceptora dos estagiários de Odontologia do Centro Universitário UNIFAMETRO, que tem parceria com o HGCC, enfatiza que a atenção odontológica na unidade intensiva surgiu a partir da observação da condição delicada que os pacientes apresentam nesse ambiente. “A equipe pode identificar lesões na cavidade bucal e mucosas, prevenir e identificar infecções que atrapalhem seu tratamento”, diz a preceptora.
Santos Junior também conta que a inserção da Odontologia já trouxe resultados positivos. “O primeiro semestre de 2019 foi uma fase de avaliação e diagnóstico. Eles identificaram as oportunidades de melhorias, como a prevenção de infecções. A meta desse semestre é trabalhar intervenções diretas e com educação em saúde também, com a equipe multidisciplinar da UTI”, destaca.
Um exemplo dessas melhorias são os casos de pneumonia, recorrentes em pacientes internados nas UTI’s. A ventilação mecânica pode predispor uma contaminação e a equipe odontológica pode evitar isso. Além disso, os dentistas fazem também o tratamento periodontal completo durante a verificação semanal. São utilizadas escovas esterilizadas, trocadas regularmente e substâncias específicas como a clorexidina.
Para Francisca de Sousa Oliveira, que acompanhava o filho na UTI, foi muito bom ver que ele estava recebendo tratamento odontológico. “As dentistas fizeram limpeza, analisaram cáries. Com dois meses internação, às vezes, fica a desejar a higiene bucal. Nós trazemos os materiais, mas a limpeza especializada mesmo quem faz é a equipe odontológica, então foi muito bom”, destacou satisfeita a mãe. Ela também faz referência à importância e a qualidade do atendimento. “É a primeira vez que observo esse tipo de tratamento em um hospital”, finalizou.
Santos Junior cita também o aperfeiçoamento das condutas de atendimento na UTI. “Conseguimos reformular os nossos Procedimentos Operacionais Padrão, baseado nas orientações deles. Uma das principais melhorias foi a dos casos de pneumonias associadas à ventilação mecânica”, conclui. A atuação nos pacientes críticos consegue excelentes resultados.
Conquistas
O chefe da UTI, Andre Luis Coutinho de Araújo Macedo, enfatiza a iniciativa dos serviços odontológicos e que, neste momento, o setor busca implantar ações para reforçar e aperfeiçoar as ações iniciadas, que já colaboram com resultados positivos. “Atualmente, ao longo do último ano, globalmente falando, conseguimos reduzir em 60% as taxas de infecção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Esperamos reduzir ainda mais com a participação de odontologia na unidade”, revela.
Inserir a Odontologia na UTI ajudou inclusive na certificação por redução de infecção que o Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), concedeu ao HGCC em Julho deste ano, já que, um dos indicadores que contam positivamente para a redução de infecções é a realização da higiene oral.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Estagiária de Jornalismo: Alice Guilherme
Foto: Thiago Freitas