Hospital Geral Dr. César Cals reúne profissionais para planejamento estratégico
17 de abril de 2019 - 10:23
Ao todo, são três dias, 16, 17 e 24 de abril, dedicados à segunda oficina do Planejamento Estratégico, com foco na acreditação hospitalar, mas os resultados serão duradouros e norteadores para as ações serem desenvolvidas no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. A abertura foi realizada pelo diretor médico do HGCC, Antônio de Pádua Almeida Carneiro, que destacou a importância de cada funcionário da instituição para que bons resultados sejam alcançados e, com isso haja benefício para o paciente, consequentemente a acreditação.
Na oportunidade, foi apresentado aos participantes do evento, num total de 60, o Plano de 100 Dias da Secretaria da Saúde do Estado, desenvolvido com a participação de todas as unidades integrantes da rede Sesa. As ferramentas, indicadores e ações foram discutidos com o intuito de tornar o processo totalmente participativo e com a atuação de todos.

Dando continuidade ao planejamento, Solange Paiva, do Escritório da Qualidade, abordou as perspectivas de futuro para um hospital acreditado. Ela apresentou números da série histórica de indicadores e propôs reflexões sobre o atendimento ambulatorial, ocupação de leitos e emergência obstétrica, atualizando as lideranças sobre o processo de acreditação.
Também foram destaque as ações executadas pela Gerência de Risco e Núcleo de Atenção e Segurança do Paciente (NASP), com destaque para o monitoramento dos protocolos de identificação de pacientes, cirurgia segura, e as notificações que devem ser emitidas para a condução dos processos voltados para a segurança do paciente.
Planejamento
O segundo momento foi direcionado ao planejamento em si e seguiu a lógica de dependência e integração entre os setores, distribuídos em mesas para a discussão das de questões relacionadas a cada núcleo, trabalhando a metodologia da matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Márcia Alvarez, do escritório da qualidade do HGCC, explica a importância dessa organização. “É uma forma de gestão participativa na qual os servidores exploram problemas e soluções percebendo o impacto de cada setor dentro do hospital, é uma oportunidade de construir soluções em conjunto”, salientou.
Plano de ações
Após a discussão, identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades referentes aos núcleos que refletem os serviços hospitalares, chega o momento da apresentação e partilha para todos os participantes que, juntos, constroem as metas e objetivos, contidos no planejamento anual, para serem executados no hospital.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
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