Hospital César Cals realiza primeiro Acolhimento Integrado de Residências em Saúde
1 de março de 2019 - 15:01
A integração dos serviços de saúde está cada vez mais evidente e proporciona aos pacientes um cuidado interdisciplinar, com visão ampliada das situações. No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Ceará, essa integração já é pensada desde a formação. “A integração profissional é fundamental e precisa ser trabalhada desde a formação”, destacou a enfermeira Thaís Gomes Falcão, do Centro de Estudos, na primeira Solenidade de Acolhimento Integrado de Residências em Saúde, realizado na manhã dessa sexta-feira, no HGCC.
Na abertura, foi destacada a iniciativa de realizar a recepção integrada para que, desde o início do processo de formação em especialistas, os profissionais já pudessem absorver um conceito mais atual da atenção ao paciente. Desta forma, foi realizada uma apresentação de toda a estrutura hospitalar, os campos de atuação dos residentes, preceptores, chefes e coordenadores de serviços, além de um filme sobre aprendizado em serviço, cenário que será vivenciado pelos residentes nos próximos anos. “Buscamos oferecer um conhecimento mais específico da instituição, seu funcionamento e a inserção dos residentes no ambiente hospitalar”, reforçou Thais.

Ao todo, 30 novos residentes estiveram presentes á solenidade. Na oportunidade, eles ouviram as palavras de acolhimento do chefe da Clínica Médica, que destacou o serviço e abordou a importância da residência. “A residência é um rito de transformação, uma etapa que exige muito do profissional, é o momento de maior aprendizado humano e capacidade técnica”, disse Léo Pires Cortês.

Para o encerramento, o diretor técnico do HGCC, Manoel Pedro Guedes Guimarães, aproveitou o momento para ressaltar a importância da instituição para a formação profissional. “Dos 90 anos completados pelo HGCC, 40 anos estão dedicados ao ensino em saúde”, destacou o diretor. Em suas palavras, o processo de acreditação pelo qual está passando o hospital, foi destacado por meio das políticas de saúde adotadas e atuação de cada profissional para uma maior eficiência no atendimento ao paciente e que o Hospital já cumpre bem o seu papel e que irá cumprir ainda mais.
Os novos residentes, na área de medicina, vão atuar em clínica médica, clínica cirúrgica, clínica obstétrica, já na área multiprofissional, em sua sexta edição, a atuação será em enfermagem obstétrica e, na ênfase neonatal, com atuação em enfermagem, psicologia, serviço social e fisioterapia.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals