Doação de leite beneficia mais de 3.500 bebês no Hospital César Cals

12 de fevereiro de 2019 - 20:12

Os recém-nascidos prematuros e prematuros extremos, principalmente, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, são beneficiados diariamente pelo leite materno doado por outras mães. A recuperação mais rápida, o desenvolvimento do bebê e a redução quase que pela metade do tempo de internação são fatores alcançados pelo gesto simples da doação.

Durante todo o ano de 2018, 740 doadoras foram responsáveis por ajudar a alimentar 3.577 bebês. Ao todo, foram doados 1.860 litros de leite materno, alimento ideal, que contém todas as vitaminas necessárias para fortalecer e ajudar na recuperação dos recém-nascidos. “O nosso trabalho é constante. Nunca para. Estamos sempre a orientar e conversar com as mães para conscientizar sobre a importância da doação”, explica Gilvânia Cambraia, enfeira do banco de leite, que também é responsável pelas orientações destinadas às mães com problemas no aleitamento materno.

“Cada vez que doo, aumenta ainda mais meu leite. Isso é muito bom para meu filho e para doação.” Esta é constatação de Elem Maria Chaves Lima, mãe de Samuel, de três meses, e que se tornou doadora após atendimento por conta de uma mastite. Ela foi à emergência de um hospital particular e foi orientada a procurar o banco de leite do HGCC.”Eu fui ao HGCC de madrugada. Recebi todas as orientações. Desde então alimento meu filho exclusivamente com leite materno e a minha produção aumentou, com a ordenha”, ressalta Elen. Ela diz que gostaria de incentivar o aleitamento exclusivo e que as mães que desejam doar busquem as orientações dos bancos de leite.

alt

O trabalho realizado pelo banco, que vai desde a orientação, cuidado com a amamentação, até à coleta, pasteurização e distribuição de leite, é direcionado às mães internas, que deram à luz no HGCC, quanto às mães externas, incluindo também àquelas que tiveram o parto em outras unidades hospitalares, sejam elas públicas e particulares. São 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana, inclusive em feriados, em que o banco de leite está disponível para atender todas as mães, seja por telefone, pelo número gratuito 0800 286 5678, ou presencial, na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza.

Para que esse trabalho dê certo, muitas ações precisam ser executadas com foco no aleitamento materno. O atendimento individual às mães foi de 3.644, em 2017, para 4.111, em 2018. No mesmo período, as visitas domiciliares passaram de 1.128 para 1.581. Outros números também são destaques e comprovam a atuação do banco de leite do HGCC, que é referência estadual, na busca constante para permitir sucesso no aleitamento materno, como o atendimento em grupo, num total de 916, no ano de 2018. “São essas ações que fortalecem as políticas de aleitamento materno e favorecem a recuperação dos bebês da unidade neonatal”, confirma a enfermeira.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals