Palestra orienta sobre saúde do homem no Hospital César Cals

23 de novembro de 2018 - 10:59

No mês de novembro, com o uso da cor azul, a atenção se volta para a saúde do homem. No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, o Serviço de Urologia e a Unidade Ambulatorial realizam momento voltado para esclarecer e orientar sobre os cuidados com a saúde do homem e a prevenção. Será realizada palestra informativa, na quarta-feira, 28, às 8h, no Auditório II do Centro de Estudos, na Avenida Imperador, 372, Centro. A inciativa é voltada para os profissionais do hospital e para os pacientes em atendimento no ambulatório do HGCC.

A palestra é uma maneira de incentivar, esclarecer e orientar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem. Francisco Mesquita, urologista do HGCC, explica que a campanha do novembro azul atualmente engloba todo o cuidado e não somente o câncer de próstata. “O intuito é divulgar e ensinar aos funcionários e pacientes as principais doenças, como reconhecer, saber o que é que deve e o que não deve ser levado em consideração e estimular todo homem a procurar o urologista, preventivamente”, diz o médico.

A campanha do novembro azul busca conscientizar a sociedade, em especial os homens, sobre as doenças masculinas, com destaque na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O evento Novembro Azul é uma ideia da Sociedade Brasileira de Urologia pegando carona no Outubro Rosa, sendo que dessa vez o foco seriam os homens, principalmente porque o homem tem um maior preconceito e uma dificuldade de procurar o médico seja por qual motivo for, muitas vezes indo nas fases mais avançadas das doenças. O evento Novembro Azul começou inicialmente como uma campanha de rastreio do câncer de próstata, mas englobou como sendo um evento de atenção à saúde do homem, para estimular todo homem a procurar o urologista, preventivamente”, salientou o urologista.

Para José Orlando da Silva, agente administrativo, a oportunidade de poder receber orientações e informações sobre as doenças masculinas favorece uma maior conscientização de que devemos nos preocupar com a saúde e não apenas reagir aos eventos quando acontecem. “Com a palestra, podemos conhecer mais sobre como cuidar da nossa saúde”, conta José Orlando. Ele diz que vai ao urologista regularmente e realiza o exame de PSA anualmente, como maneira de se prevenir.

Em relação ao câncer de próstata, o homem deve procurar o urologista aos 45 anos, se tiver história familiar, ou se for negro, e aos 50 anos a população em geral. O paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa ou a Secretaria da Saúde do município onde mora para ser encaminhado ao Ambulatório do HGCC. O atendimento urológico acontece sempre na segunda, terça, quinta e sexta-feira. Ao todo, são realizados, mensalmente 400 atendimentos.

 

Informações: (85) 3101.4747
 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals