Papo Rosa discute câncer de mama e diagnóstico precoce no HGCC

18 de outubro de 2018 - 14:00

O Dia do Médico, 18 de outubro, foi comemorado no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, com muito serviço e esclarecimento a profissionais, pacientes e acompanhantes sobre o câncer de mama, nessa quinta-feira, 18. Médicos, fisioterapeutas, entre outros profissionais do setor ambulatorial organizaram o “Papo Rosa”, evento que reuniu mais de 100 pessoas, no setor ambulatorial do HGCC, para um momento esclarecedor, com palestra, depoimentos e incentivos ao autoexame e a mamografia.

alt

O evento, que teve o objetivo de conscientizar, tirar dúvidas e incentivar a disseminação de informação sobre o câncer de mama, contou com o a participação do mastologista Antonio de Pádua Almeida Carneiro, diretor médico do HGCC, que enfatizou a importância do exame me o diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo diagnosticado, melhores os resultados. Isso inclui também a preservação da mama e da estética feminina”, frisou o mastologista.
Foram abordadas informações sobre fatores de risco, prevenção primária, como por exemplo, hábitos alimentares, atividade física, obesidade, sedentarismo, etilismo e tabagismo; e prevenção secundária, que é referente ao diagnóstico precoce. “A alimentação deve ser ria em frutas, verduras, fibras, menos carne vermelha e sal, aliada a uma atividade física contínua”, diz Antonio de Pádua.

A educadora física, Heliane Lopes, tem 58 anos e atua num projeto de academia ao ar livre na Praia de Iracema. Paciente do HGCC, no setor de cirurgia bariátrica, ela é acompanhada desde que fez seu procedimento, há um ano e três meses. Heliane foi convidada por uma amiga para assistir à palestra e disse feliz com as orientações. “Foi muito importante ouvir o que foi informado. O grupo de ginástica em que dou aula é um pouco desinformado, costuma fugir desses exames. Agora posso passar pra elas um pouco do que eu sei”, constata Helaine.

alt

No evento, houve também a participação da senhora Fausta Soares, professora aposentada por causa da doença, que transmitiu depoimento de superação do câncer. Ela destacou as dificuldades, a necessidade de dedicar ao tratamento, de ter força e determinação e da alegria da cura. Renata Rolim, influenciadora digital e designer de moda, também conversou com o público sobre autoestima, cuidados pessoais e amor próprio.
Todos os participantes receberam o laço rosa em sintonia com a campanha do Outubro Rosa e ao final, participaram de sorteio de brindes. Estima-se para esse ano, no Ceará, 2.200 novos casos de câncer, dos quais, 1.410 em Fortaleza, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso a importância do diagnóstico precoce.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals