Ação favorece aprimoramento das boas práticas no Hospital César Cals

20 de junho de 2018 - 13:07

As ações de educação permanente e atividades de aprimoramento dos cuidados e atuação profissional no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, são constantemente aplicadas e desenvolvidas pelo Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP). A manhã da terça-feira, 19, foi a vez dos profissionais dos ambientes de assistência ao parto e nascimento receber a “Blitz das boas práticas: pare nessa ideia”, uma estratégia aplicada que visa promover e confirmar uma cultura de boas  práticas entre os profissionais.

Para que os profissionais sejam inseridos nesse processo e haja uma participação efetiva e que atinja o maior número, foi pensada uma dinâmica de treinamento em serviço, no local de atuação, numa perspectiva de cuidado interprofissional. “Uma maneira de atingirmos e envolvermos os profissionais é ir até onde eles atuam e juntos aplicarmos e desenvolvermos o conteúdo a ser trabalhado, com mais interação e aliado a prática do cotidiano”, ressalta Thaís Gomes falcão, enfermeira do Centro de Estudos.

O interno de medicina, Loreno Rebouças, participante da ação, conta que a realização da atividade de aprimoramento no ambiente de atuação permite uma maior apreensão do conteúdo, bem como a possibilidade de lidar diretamente com os casos abordados. “A iniciativa é bem bacana porque é nesse ambiente que temos o contato imediato com a gestante. Temos uma abordagem de uma forma dinâmica das boas práticas desde a entrada da gestante, na emergência, até a sala de parto”, explica o interno. Ele acrescenta ainda que a blitz promove uma maior interação e que permite assimilar melhor as informações e esclarecer as dúvidas de maneira interativa.

Conduzida e orientada pela preceptoria e residentes de enfermagem obstétrica, a blitz conta com material gráfico, de maneira lúdica, e permite que os profissionais sorteiem aleatoriamente exemplos de casos, com a descrição, e a pós uma explanação sobre o assunto, os participantes deverão indicar a cor apropriada.  Com isso, os participantes podem descrever as ações e indicá-las na cor verde, que faz referência a uma boa prática, com evidência científica; na cor amarela, que define as práticas com indicações específicas, de acordo com cada caso; e na cor vermelha, indicativa de ações que não devem ser realizadas pela a ausência de evidências e embasamento científicos que respaldam aquela ação.

Participam das blitz todos os profissionais com atuação na maternidade do HGCC, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, além de estagiários, internos e residentes de medicina e residentes de enfermagem obstétrica.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals