Hospital César Cals lança Agenda Educativa de boas práticas
5 de junho de 2018 - 14:32
A programação científica relacionada à assistência ao parto e nascimento no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, foi definida pelo Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), juntamente com a coordenação do Internato em Ginecologia e Obstetrícia para efetivação de cursos e oficinas. O conteúdo a ser trabalhado vai ser também direcionado aos internos e residentes de medicina e os residentes multiprofissionais.
Os encontros acontecerão uma vez por mês, sempre na primeira segunda-feira, a partir de 7h30, no Auditório II do Centro de Estudos. Será abordado um conteúdo fundamental antes da entrada dos internos nas salas de partos do HGCC. Para os residentes médicos e multiprofissionais, a programação será realizada em dois momentos: na entrada de novos residentes, sempre em abril, e nos meses de janeiro e julho, em formato de oficina, com carga horária de 4 horas, a ser realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza.
“Como Hospital de Ensino e unidade de saúde formadora de futuros profissionais, percebemos que é fundamental o envolvimento e capacitação em boas práticas obstétricas para os internos e residentes que atuam na assistência ao parto e nascimento, visto que anualmente o HGCC recebe, em média, 1000 estudantes, sendo 150 destes, internos de medicina”, ressalta Thaís Gomes Falcão, enfermeira do Centro de Estudos.
A enfermeira obstetra e preceptora de residência em enfermagem obstetra, Emanuela Gomes, conta que a a palestra realizada na abertura da programação possui o intuito de formar os profissionais de saúde quanto ao atendimento da mulher e, com isso, fortalecer a autonomia da mulher enquanto paciente. “Nós, como profissionais, possamos enfatizar a autonomia da mulher durante o trabalho de parto, diz a palestrante”. Uma das participantes, Sandra Oliveira da Silva, enfermeira residente, resumiu bem o significado e a importância de participar do aprimoramento. “Temos a oportunidade de esclarecer como deve ser a nossa postura profissional diante das gestantes, de como deve ser a nossa conduta”, destaca a residente.
Toda a programação das palestras e oficinas fazem parte de um conjunto de ações integrantes do Plano Operativo Anual do Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), que projeto do Ministério da Saúde que propões a qualificação da atenção obstétrica neonatal em maternidade que aderiram à estratégia, como é o caso do HGCC. O projeto tem sua importância destacada por ser uma complementação das ações e aprimoramento da Rede Cegonha.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals