Profissionais do Hospital César Cals têm acesso a atendimento psicológico

27 de abril de 2018 - 08:57

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, o cuidado é destinado não só aos pacientes, como também aos profissionais que atuam diariamente para promover um atendimento de qualidade e humanizado. O suporte psicológico é uma maneira de promover um cuidado a mais para os funcionários, permitindo que ele continuamente lide com questões de adoecimento, até pelo grau de complexidade em que atua.

Desde janeiro desse ano, o HGCC implantou o serviço de atenção psicológica ao funcionário. Foram iniciadas as atividades voltadas para o fortalecimento do funcionário com atendimento psicológico realizado todas as quartas-feiras, no setor ambulatorial, no período da tarde e atendimentos na Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, que contempla a área de recursos humanos, as segundas, às 10h, e terças, quintas e sextas-feiras, a partir de 7h30.

Dentre as atividades desenvolvidas, há o atendimento individualizado ao funcionário, a realização de palestras motivacionais, seção em grupo, com divisão por setores; treinamento nos diversos serviços do hospital e setores, com foco no relacionamento interpessoal, além de atendimentos voltados para problemas como depressão, dificuldades no trabalho, ansiedade, entre outros.

“Com o atendimento psicológico ao funcionário, pretendemos realizar um bom trabalho para si e para o paciente. Motivar o funcionário, o que permite uma melhor satisfação no ambiente de trabalho”, destaca Carola Riffel, psicóloga responsável. Para ela, a conduta que reflete no outro, que contagia, reflete no bom desempenho. “Para realizar um bom trabalho e atender bem ao paciente, precisamos estar bem com a gente, termos determinadas questões esclarecidas” constata a psicóloga. Assim, o HGCC entende que é preciso que o funcionário seja valorizado, reconhecido e sinta que a instituição tenha uma preocupação com ele.

A fonoaudióloga Narjla dos Santos Sousa já procurou pelo atendimento psicológico no HGCC. Ela conta que a disponibilidade de um profissional especializado favorece e contribui para a atuação, inclusive resolução e intermediação de conflitos, o que é natural em situações complexas como a atividade em saúde. “Eu já fui atendida pela psicóloga e percebo que a escuta de um profissional especializado para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho, para lidar com determinadas situações, acaba que contribuindo para solucionar e dar os devidos encaminhamentos”, reconhece a fonoaudióloga.   Para ela, o cuidado com os profissionais é uma maneira de intervir na própria atuação na unidade, por que há cuidado, o trabalho de suas próprias questões para fazermos o melhor pelo paciente.

A disponibilidade de um psicólogo exclusivo voltado para o atendimento aos profissionais do hospital era um desejo do serviço. “Após avaliação das demandas, a instituição conhecedora da importância de um psicólogo organizacional dentro do hospital, especialmente pelo trabalho desenvolvido aqui que é desgastante ao lidar com a dor do outro, com a doença do outro, destinou um profissional de psicologia exclusivamente para essa função”, explica Lucifátima Maciel, chefe do serviço de Psicologia do HGCC.  Esse trabalho também é essencial até mesmo para atuar nas diversas áreas da saúde, em todas as profissões que atuam no HGCC, o que tende a colaborar com o trabalho desenvolvido. Até o momento, já foram realizados mais de 50 atendimentos.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals