Para ajudar os bebês da UTI, doe leite materno antes do Carnaval
5 de fevereiro de 2018 - 17:48
Mais um feriado se aproxima e com ele a necessidade de garantir o estoque de leite materno para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará. O leite materno é o alimento amis completo para o bebê.
“O leite da mãe é insubstituível. O único leite capaz de exercer o mesmo papel é o leite da doadora.” É dessa maneira que Cristina Rabelo, enfermeira do banco de leite, incentiva as mães que estão amamentando e têm desejo de doar. Ela ressalta a importância da doação, especialmente em um período como o Carnaval, quando as mães viajam ou ficam com menos tempo. “Que nesse período, as mães não deixem de doar. Os bebês da UTI dependem das mães que estão amamentando para ajudar na alimentação”, reforça a enfermeira.
A médica Giovanna Fernandes não pensou duas vezes. Ela deu à luz ao segundo filho na sexta-feira, 2 de fevereiro. Na manhã dessa segunda-feira, 5, ela percebeu a mama muito cheia e um pouco endurecida. Com a situação, procurou o banco de leite do HGCC para atendimento e para fazer a doação. “Eu conhecia o banco de leite da época em que fiz internato. Mas uma amiga, que também foi atendida aqui me falou. Então resolvi procurar o atendimento”, conta. Ela diz que ficou impressionada com o atendimento, a qualidade técnica e as orientações recebidas pela equipe do banco. “Quando você estar com dificuldade de alimentar seu filho, e tem um atendimento correto, você sai com mais segurança para amamentar e realmente consciente da quantidade de leite que tem. É uma sensação de bem-estar pleno”, garante a médica, que se tornou doadora.
O banco de leite do Hospital César Clas, referência estadual, é o único a funcionar 24 horas, todos os dias, inclusive nos feriados e finais de semana. No Carnaval não será diferente. Para atendimento, é só ligara, de graça, para o número 0800 286 5678 ou para (85) 3101 5367. O atendimento também pode ser feito pessoalmente, como fez Giovanna Fernandes, na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza. Quem quiser doar, é só ligar para receber as orientações e em seguida agendar o dia e o horário. O HGCC tem uma equipe para buscar o leite doado na casa da doadora. O leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, em seguida é encaminhado para os recém-nascidos da Unidade Neonatal, garantindo uma recuperação mais rápida e mais eficaz.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCa