Ações contra o Aedes aegypti são realizadas no Hospital César Cals

30 de janeiro de 2018 - 14:35

Ações voltadas para a prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti são constantemente adotadas no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. Na manhã desta terça-feira, 30, uma série de atividades foram realizadas com o intuito de informar, esclarecer e tirara as dúvidas sobre o mosquito, prevenção, principais cuidados, proliferação e transmissão de doenças.

Pacientes, funcionários, acompanhantes e visitantes do HGCC receberam a visita de equipes do Núcleo de Vetores (NUVET), da Secretaria da Saúde do Estado, e do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS), da Secretaria regional do Centro, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e foram orientados, com a entrega de panfletos e conversas nos diversos setores da unidade.

Além disso, houve visita às instalações do HGCC onde foram vistoriadas calhas, telhados, jardins, pátio, caixas d’água, entre outros. Nos setores, a equipe do NUVET explicou como evitar a proliferação do mosquito, quais as medidas de prevenção, por meio de orientações explicativas. Cláudia Rocha, secretária do setor de Higienização, disse que a ação é de grande importância em todo o hospital e para os funcionários. Para ela, é necessário replicar o que se aprende aqui em casa. “Precisamos levar esse conhecimento par as nossas casas, para evitar que o mosquito se prolifere e, consequentemente, evitar as doenças”, afirma.

alt

Para tornar a atividade ainda mais educativa e fixar as informações, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde da Prefeitura de Fortaleza fez uma exposição e abordagem educativas, com maquetes, sobre os focos, mostrando a reprodução e desenvolvimento do mosquito, além do que fazer para evitar as arboviroses.

As Arborviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que englobam todos aqueles transmitidos por insetos, por exemplo, como o Aedes Aegypti, que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela. É um dos mais sérios problemas de saúde pública no mundo, especialmente nos países tropicais, como o Brasil, onde ha condições, como o meio ambiente e características urbanas, que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor. Daí a necessidade de preparar a população para evitar e combater a transmissão dessas doenças.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals