Atualização Neonatal é abordada em curso no Hospital César Cals

23 de janeiro de 2018 - 14:06

O mês de fevereiro vai começar no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, com mais um curso de formação e qualificação para os funcionários da unidade. Dessa vez será o curso “Desenvolvimento técnico profissional em enfermagem neonatal em alto e médio risco”, destinado aos técnicos em enfermagem que atuam em Salas de Parto e Alojamento Conjunto, que terá início na sexta-feira, 2, 7h30min, no Auditório do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), na Avenida Imperador, 372, Centro de Fortaleza.

De acordo com o Centro de Estudos, esta é mais uma atividade de formação destinada aos profissionais do HGCC para promover, cada vez mais, um atendimento de qualidade aos pacientes. Para Ana Raquel Holanda, enfermeira coordenadora da neonatologia, o curso vai permitir que técnicos em enfermagem prestem cuidados específicos aos recém-nascidos além do ambiente de UTI Neonatal. Também é necessário que os técnicos neonatais se aprofundem ainda mais na rotina dos cuidados, sempre garantindo também a segurança dos pacientes.

“O curso é voltado para a atualização dos profissionais técnicos para um cuidado cada vez mais especializado, principalmente em uma maternidade de alto risco”, esclarece Raquel Holanda. Dente os principais objetivos, destacam-se a construção de conhecimentos técnico-científicos, para a promoção de um cuidado de enfermagem ainda com mais qualidade ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco; a discussão e reflexão sobre a assistência integral e humanizada ao recém-nascido; orientação quanto ao manuseio das tecnologias disponíveis em Unidade de Terapia Intensiva (UTIN) e a apresentação de procedimentos de enfermagem da prática neonatal, apresentando o técnico como integrante da equipe.

Serão aplicadas aulas expositivas, com discussão de casos clínicos e a realização também de estágio na Unidade de Cuidados Intermediários, Alto Risco, Canguru e Material, com supervisão de enfermeira preceptora. Serão abordadas 21 unidades de aprendizagem que ressaltam assuntos, como o manejo de equipamentos no ambiente neonatal, as tecnologias do cuidado em recém-nascido com oxigenoterapia, inclusão da família como fator de recuperação para o recém-nascido, manejo e cuidados durante a terapia intravenosa, prevenção de infecções, manejo na administração de medicamentos, entre outros assuntos. Ao todo, são 25 vagas destinadas aos profissionais que já atuam no Hospital César Cals.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals