Mães do Método Canguru ganham festa de natal no Hospital César Cals

22 de dezembro de 2017 - 12:34

As 10 mães e os 14 bebês que estão em acompanhamento no Método Canguru do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, tiveram uma manhã especial de celebração de Natal. Num momento de descontração, música e troca de experiências elas puderam esquecer um pouco de preocupações e da saudade de casa. “A gente busca promover um momento todo especial para favorecer esse momento em que elas estão longe de casa”, explica Natércia Bruno, enfermeira coordenadora do Canguru do HGCC.

Toda a equipe, composta por médicos, técnicas de enfermagem, enfermeiras, terapeuta ocupacional, psicóloga, teve a oportunidade de vivenciar um momento de maior interação com as mães e os recém-nascidos por meio de músicas, brincadeiras e entrega de presentes para marcar este momento. Natércia conta que ações como estas provocam a expressão dos sentimentos, o que favorece inclusive o aleitamento materno e o alívio emocional. “O momento de celebrar é importante porque as mães são lembradas, principalmente por estarem longe de casa e sendo o primeiro natal dos bebês e de muitas delas como mãe”, ressalta a enfermeira.

alt

Para Antônia Rafaele dos Santos Pereira, mãe da pequena Maria Larissa, a festa de Natal foi muito boa e emocionante. “Nunca tinha participado de uma confraternização em um hospital. Foi divertida e emocionante, deixando todo mundo feliz”, destaca Rafaele. Ela é da cidade de Canindé, no interior do Ceará e está longe da família desde o nascimento da filha, no dia 5 de dezembro. Ela está no método desde o dia 19 de dezembro, sendo uma das mais novas a fazer parte.

Já Maria Lucineide Sales Carneiro, que é de Fortaleza, disse que se sentiu grata pela a oportunidade da confraternização. “O nosso Natal ficou ainda melhor, pois nos sentimos acolhidas aqui no Canguru”, disse. Mesmo recebendo visitas da família de maneira mais constante, ela sente a falta de casa, mas sabe que precisa se dedicar à recuperação do filho Pietro Henrique, que nasceu no dia 3 de dezembro. Há 11 dias ele passou a ser cuidado no Método Canguru.

alt

Dessa maneira, o Hospital César Cals contribui para fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho, inserido toda a família no cuidado direto com o recém-nascido. O cuidado humanizado, com a promoção de ações como a festa de Natal, entre outros elementos inseridos na rotina hospitalar, proporciona momentos de relaxamento, descontração e alegria para as mães, o que contribui para recuperação dos filhos.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals