Hospital César Cals realiza ultima capacitação do ano em Método Canguru
7 de dezembro de 2017 - 15:47
Como encerramento das atividades educativas do ano de 2017, mas já com perspectivas para 2018 o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, realiza mais uma edição do curso “Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro deste ano, no horário de 7h às 17h. Em 20 anos de atuação, e como referência estadual, o método no HGCC, continua a proporcionar aos seus funcionários atualização de práticas e rotinas, além de reforço nos cuidados destinados aos bebês.
Ao todo, 20 profissionais da área da saúde do Hospital César Cals, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, residentes multiprofissionais, vão participar desta edição. O curso busca sensibilizar e capacitar os profissionais para atuação e otimização das técnicas e ações do Canguru, bem como fortalecimento das boas práticas relacionada às novas rotinas que estão sendo implantadas no serviço.
“Vamos dar destaque às novas rotinas, como o banho do bebê e a inserção do pai nesse cuidado; educação continuada sobre os cuidados e boas maneiras para o recém-nascido”, afirma Natércia Bruno, enfermeira coordenadora. Ela explica que a atualização dos cuidados é constante e que, como referência estadual, o HGCC é responsável por todas as capacitações internas, como também em outras instituições. “Neste ano, por exemplo, capacitamos 30 profissionais no Método Canguru no Hospital Geral de Fortaleza”, diz.
Atualmente, o Hospital César Cals tem 10 leitos destinados ao Método Canguru, num espaço exclusivo que conta com quartos, banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha, consultório e corredor de acesso. O local está estruturado e segue as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Para participar do método, as mães cujos filhos estão internados na Unidade Neonatal são informadas em reuniões e conversas com a equipe. São elas que decidem participar, conforme as condições do bebê. Quando isso acontece, a mãe e a criança são acolhidas pela equipe, que está pronta para prestar todo atendimento necessário.
Método Canguru
O Método Canguru permite uma assistência ao recém-nascido prematuro, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, a partir de estratégias de intervenção biopsicossocial.O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai, de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam o filho, para em seguida colocá-lo na posição canguru. O contato do recém-nascido com os seus pais inicia de forma precoce e crescente, por escolha da família, pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis. O método, que ocorre em três etapas, também permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals