Hospital César Cals realiza I Oficina de Assistência Segura e Humanizada ao Parto e Nascimento
5 de setembro de 2017 - 15:18
Será montado um cenário de sala de parto, com a aproximação da realidade, para trabalhar a aplicação do conteúdo a ser abordado na I Oficina de Assistência Segura e Humanizada ao Parto e Nascimento, que será realizada no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, nos dias 26 e 27 de setembro. A oficina é destinada aos residentes multiprofissionais do hospital, bem como profissionais do Serviço de Obstetrícia. Em mais uma ação de educação permanente, o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), busca atualizar enfermeiros sobre as boas práticas do parto e nascimento e ainda formar multiplicadores para a continuidade da aplicação e atualização do conteúdo trabalhado.
Ao todo, 10 enfermeiros participarão dos dois dias de oficina, sendo que no primeiro será trabalhada a parte conceitual, como parto seguro, partograma, evolução do trabalho de parto, por meio da promoção da aprendizagem significativa no uso de metodologias ativas, que tem o aluno como centro da aprendizagem. Já no segundo dia, será criado um cenário, com simulação realística, com elementos que fazem parte do cotidiano, onde haverá cama de parto, gestante, simulação das dores, métodos não farmacológicos para alívio da dor, como cavalo, bola suíça e massagens. Tudo feito para favorecer esse momento tão especial para a gestante.
“Procuramos apresentar todo um contexto vivenciado no cotidiano de uma sala de parto, com todos os perfis de gestantes, os contextos sociais de cada uma delas, o preparo, a assistência humanística, observando a realialidade onde a mulher está inserida, por meio de uma visão holística de todo o processo”, destaca Thais Gomes Falcão, enfermeira do Centro de Estudos. Segundo ela, os participantes irão receber um caso e desenvolver o processo de trabalho a partir da situação, que será narrada. Outro grupo assistirá todo o processo e só ao final, após a participação de todos, é que será dado um retorno da atuação de cada participante. Será trabalhada também uma a avaliação a partir do erro para gerar aprendizagem. “Aqui o participante pode errar, mas na vida real não. Por isso, vamos trabalhar a aproximação da realidade para desenvolver competências e habilidades”, destaca.
Todos os cursos, oficinas, palestras, encontros, entre outras ações promovidas pelo Hospital César Cals, por meio do Centro de Estudos, visa a constante renovação e atualização dos conteúdos e práticas para oferecer aos pacientes uma assistência com segurança e qualidade. A oficina voltada para o parto e nascimento é mais uma atividade que promove ainda mais qualidade à assistência. “O principal objetivo é promover um ambiente de trabalho ainda mais seguro e um ambiente de parto para mulher, contribuído para a redução da mortalidade materna, para fomentar as boas práticas do parto e nascimento, preconizadas pela Rede Cegonha, explica Thais Gomes”. Como hospital de ensino, o HGCC cumpre seu papel de promoção do conhecimento inserido na política de educação permanente da unidade.
1ª OFICINA DE ASSISTÊNCIA SEGURA E HUMANIZADA AO PARTO E NASCIMENTO
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
Proporcionar cuidado seguro e humanizado durante o parto e nascimento.
1ª manhã: Terça-feira, 26/09
08h às 09h – PARTO SEGURO – revisão teórica (Dinâmica para identificação dos antecedentes, atributos e consequentes)
09h às 10h30min – SAFE PREVENTION OF THE PRIMARY CESAREAN DELIVERY (Exposição teórica e discussão em grupo. Dinâmica para as indicações reais da cesariana)
10h30 às 10h45min – Intervalo
10h45min às 12h – PARTOGRAMA: ferramenta para a condução segura da assistência ao parto (Exposição teórica com discussão das principais distócias na assistência ao parto).
1ª tarde: Terça-feira, 26/09
12h às 13h30min – Intervalo para o almoço
13h30min às 15:00 h – Ferramentas para o cuidado humanizado ao parto (proporcionar um ambiente favorecedor da assistência ao parto)
15h às 16h – Técnicas de relaxamento na assistência ao parto (respiração, movimento, massagem)
16h às 16h15min – Intervalo
16h15 às 17h30min – Assistência ao 3º período do parto (período expulsivo) (condução, postura, material necessário, cuidado ao Recém-nascido).
2ª manhã, quarta-feira, 27/09
08h às 12h – Simulação realística da assistência ao trabalho de parto
Divisão em equipes que prestarão o cuidado ao parto
Distribuição de quatro casos que envolverão as principais distócias identificadas com o acompanhamento do partograma (fase ativa prolongada, parada secundária da dilatação, parto taquitócico, período expulsivo prolongado).
Distribuição de instrumento de avaliação para os demais expectadores para avaliação de pontos fortes e frágeis da assistência para discussão posterior.
2ª tarde: Terça-feira, 27/09
12h às 13h30min – Intervalo para almoço
13h30min às 16h30min – Discussão de cada caso vivenciado no intuito de discutir potencialidades e fragilidades na assistência.
16h30min às 17h – Reflexão sobre o que somos? O que almejamos ser? O que precisamos transformar/mudar/melhorar?
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals