Hospital César Cals orienta sobre Hepatites Virais
24 de julho de 2017 - 10:33
Julho é adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais e o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, aproveita o momento para reforçar sobre os cuidados contra as Hepatites. A ação visa esclarecer, orientar e promover os cuidados sobre a doença, transmissão, sintomas, entre outros. Na quinta-feira, 27, às 8h, no HGCC, o Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com O laboratório do HGCC, realiza uma manhã sobre as Hepatites para funcionários e acompanhantes de pacientes.
Na véspera do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais – 28 de julho, uma programação especial foi pensada para promover a conscientização, com aplicação de vacinas, com foco na Hepatite B, realização de teste rápido de hepatite, pelos profissionais do laboratório do HGCC, entrega de kits com preservativos, folhetos explicativos, com informações sobre a doença, formas de transmissão, orientação sobre os sintomas e cuidados. Todos os serviços vão acontecer num espaço estrategicamente pensado para atingir o maior número de pessoas que estiverem na unidade, assim como os acompanhantes. Para chamar ainda mais a atenção, uma decoração especial, na cor amarela, foi pensada para criar uma ambiência, relacionada com o tema da campanha. Quem for participar, é necessário levar o cartão de vacinação.
Para Joana D’arc de Alencar Campos, coordenadora do SESMT, as principais orientações estão voltadas para as formas de transmissão. “Queremos alertar os funcionários do Hospital César Cals sobre a transmissão da hepatite, especialmente por conta do nosso local de trabalho, pois usamos constantemente materiais perfurocortantes, como agulhas e seringas,” esclarece. Além disso, também haverá destaque para o tratamento da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. Um dos grandes desafios é a falta de conhecimento sobre a existência da doença. É recomendado que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde. No Ceará, conforme o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 2% da população do Ceará tem hepatite tipo B ou C.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals