Avanços na área de hematologia foram destaques em palestra realizada no Hospital César Cals

8 de junho de 2017 - 14:13

Como parte da programação do Ciclo de Atualização em Boas Práticas para a área técnica hospitalar, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 8, a palestra atualização “Estudo Avançado da Tecnologia Advia e Controle de Qualidade”, referente à tecnologia adotada no HGCC para a realização de hemogramas. Ao todo, mais de 40 participantes estiveram presentes ao evento, que reuniu bioquímicos do HGCC, de outros hospitais da rede estadual, de cidades da região metropolitana, estudantes de Farmácia e estagiários.

Conforme explica Daniel Soares, chefe do Laboratório de Patologia Clínica do HGCC, o evento proporcionou a oportunidade e conhecer novas orientações sobre coleta, cuidados com as amostras, controle de qualidade cada vez mais rígido e novas interpretações em relação aos resultados liberados. Ele destaca ainda a possibilidade ampliar os conhecimentos com o desenvolvimento de pesquisas. “Tivemos também orientações sobre a realização de pesquisas alinhando a hematologia clínica em diversas patologias, principalmente reumatológica e anemias”, ressalta .
Para o bioquímico José Lúcio Jorge Barbosa, coordenador do setor de Sorologia do Hemoce, a palestra foi de grande importância para os profissionais que realizam a triagem e finalização de resultados com a microscopia, ou seja, a análise das células por meio da leitura de lâminas. “A palestra acrescentou e ampliou nossos conhecimentos, garantindo assim, um exame de excelência para os pacientes e, sem dúvida, para um melhor acompanhamento e tratamento médico”, explica Lúcio Jorge.

alt

O evento foi realizado para promover os novos avanços na área de hematologia com ênfase no exame de hemograma, referente à tecnologia Advia e Controle de Qualidade, adotada nos exames realizados no Hospital César Cals. Foram abordados assuntos, como a interpretação dos histogramas, que é a análise gráfica da contagem de células sanguíneas; análise dos flags (sinais de alerta), emitidos para qualquer alteração detectada pelo aparelho utilizado para a leitura das amostras, especialmente em relação à leucometria, que está associada às leucemias; interpretação da série eritróide, voltada para as hemácias; e, por fim, a avaliação dos parâmetros dos reticulócitos, que estão relacionados à neonatologia, voltados para a interpretação dos resultados.

Outras palestras serão programadas dentro do Ciclo de Boas Práticas em parceria com o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGCC. Sempre com conteúdo destinados aos profissionais que atuam no hospital como em outras instituições. Atualmente, o laboratório do Hospital César Cals realiza cinco mil hemogramas por mês. Ao todo, são 178 tipos de exames diferentes envolvendo cinco áreas: hematologia, bioquímica clínica, imunologia, uroanálise e microbiologia. Anualmente, o número de exames realizados chega a 480 mil.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals