Centro de Estudos do HGCC prepara programação sobre segurança do paciente

3 de abril de 2017 - 13:50

Trabalhar a segurança do paciente tem sido uma das principais ações desenvolvidas no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Estado do Ceará. São reuniões, seminários, palestras, rodas de conversas, discussão de casos, entre outras atividades. Para que isso seja possível, o HGCC conta com o Núcleo de Assistência à Segurança do Paciente (NASP), responsável por monitorar, acompanhar, orientar e dar os devidos encaminhamentos às ações pertinentes à segurança dos pacientes em todo o contexto hospitalar.

O núcleo trabalha em parceria com a Gerência de Risco do HGCC, que integra a rede de Hospitais Sentinela, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e o Centro de Estudos, responsável pela educação permanente de todos os funcionários do hospital e de outras instituições de saúde. Estão todos voltados para o trabalho de notificação dos casos para que a partir deles sejam observadas as medidas para prevenção de eventos adversos e os cuidados para garantir a total segurança dos pacientes em um ambiente hospitalar.

alt

A cada mês duas reuniões são realizadas para a discussão das ações e diretrizes. Uma delas envolve os integrantes do núcleo de segurança, quinto dia útil do mês, e a do próprio núcleo na última quinta-feira do mês. Nesta última edição, realizada a última quinta-feira, 30, começou a ser trabalhada a programação do “Abri com Segurança”, evento que deverá ocorrer em todo o mês de abril para reforçar aos profissionais, acompanhantes e pacientes as ações voltadas para a segurança do paciente, como lavagem das mãos, o não uso de adornos, a identificação correta do paciente, entre outros.

Solange Paiva, coordenadora do Centro de Estudos, diz que a programação, que está de acordo com a Rede de Enfermagem e Segurança do paciente (Rebraensp), visa fortalecer o compromisso dos profissionais da saúde em oferecer os serviços com todas as medidas de segurança que devem ser adotadas. Que a cultura de segurança precisa ser trabalhada de maneira exaustiva para permitir o sucesso dos procedimentos. “Estamos preparando uma programação que vai envolver todo o hospital”, destaca a coordenadora.  

No HGCC, serão promovidas sessões de filmes comentadas, em horários noturnos e diurnos, durante 15 dias; palestras sobre as metas do ministério da Saúde em relação à segurança; uso de jalecos por técnicos em enfermagem com mensagens que remetem ao tema e, por toda unidade hospitalar, serão espalhados cartazes informativos que chamam a atenção para seis metas de segurança do paciente, como a higienização correta das mãos, identificação correta dos pacientes e a administração de medicamentos.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals