Coordenação de Residência Médica do Hospital César Cals recebe homenagem

9 de março de 2017 - 10:41

A coordenação de Residência Média (COREME) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Estado, foi homenageada na cerimônia de encerramento das turmas de residência Multiprofissional e Médica realizada na segunda-feira, 7, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A cerimônia foi marcada ainda pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), nas palavras da vice-governadora, Izolda Cela, que representou o Governador Camilo Santana, escolhido como patrono da turma de dos 529 concludentes, quando destacou o interesse dos residentes pelo processo seletivo em unidades públicas. O evento, que contou com a participação dos secretários de Saúde, Henrique Javi, e de Cultura, Fabiano Piúba dos Santos, também foi um momento de acolhimento aos 639 novos residentes.

O médico José Gerar Araújo Paiva, que coordenava a COREME até fevereiro desse ano, representou o HGCC na solenidade e recebeu a homenagem pelo trabalho prestado ao longo dos anos à frente da coordenação de residência médica. Durante a gestão da residência no HGCC, que teve início em 2008, foram criados mais três programas de residência, Urologia, Endoscopia e Reumatologia, que se somaram às outras áreas, como Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Urologia e Endoscopia Ginecológica. Com isso, o Hospital César Cals passou a contar com oito áreas de especialização e também teve o número de vagas ampliado.

O trabalho desempenhado por José Gerardo, relacionado ao ensino médico, teve início em 1997, quando ainda fazia parte da Escola de Saúde Pública do Ceará, onde fez parte da implantação da primeira residência em Saúde da Família do Ceará. Em 2002, ele foi transferido para o HGCC, local que iniciou suas atividades como supervisor de clínica médica, e, em seguida, passou a ocupar a coordenação de Residência Médica.  Atualmente ele passa desenvolver seus trabalhos na preceptoria de Reumatologia. Por fim, foi ainda responsável pela implantação do programa de residência em Reumatologia no Hospital Universitário Walter Cantídio.

Atualmente, o Hospital César Cals possui em seu programa de residência médica 55 residentes. Em relação à residência multiprofissional, já passaram pela unidade 28 profissionais de psicologia, serviço social, fisioterapia, enfermagem, nas áreas de Neonatologia e Obstétrica. No momento, mais 14 novos profissionais estão prestes a iniciar mais uma turma.

    
    
      
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals