Hospital César Cals reinaugura capela após reforma e restauração
1 de novembro de 2016 - 16:36
Como parte das comemorações dos 88 anos do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, comemorado no ultimo dia 31 de outubro, será realizada na sexta-feira, 4, às 10h, a missa de reinauguração da Capela do Menino Jesus, localizada no jardim interno do hospital. Depois de um mês e 15 dias de obras, a capela será novamente reaberta aos funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes.
A capela passou por um processo de reforma interna e restauração em sua pintura, especialmente em todas as imagens que adornam o local e na tela principal que fica acima, próximo ao teto e separa a nave central do altar. Ganhou nova iluminação, recuperação do piso, novas janelas e portas, e teve reforço no sistema de ar-condicionado. Os assentos foram estofados, a sacristia foi completamente reformada e climatizada.
A reforma e a restauração da capela foram totalmente custeadas por um grupo de profissionais do HGCC, que se reuniu e presenteou a instituição. O projeto de restauração foi assinado pela arquiteta, Karina Moura, e a restauração das imagens, tela e quadros, foi feita pela restauradora Mary Moura. Já o setor de Manutenção do HGCC foi o responsável pela execução das obras.
A capela fica localizada num local considerado especial por todos no hospital. Um jardim abre as portas para apresentar em seu centro o pequeno templo, que faz parte do cotidiano dos profissionais e pacientes. Toda semana, são celebradas três missas, nas quartas, sextas e domingos, sempre às 10h.
História
A Capela do Menino Jesus remota desde os primeiros anos de funcionamento do hospital ainda como Casa de Saúde César Cals, no ano de 1929, há 87 anos. Conforme lembra a enfermeira Ana Maria de Sousa Ribeiro, as atividades assistenciais religiosas existem desde quase a fundação da instituição. O pesquisador Valdir Uchoa Ribeiro conta no livro “Hospital César Cals – 80 anos” que a administração da Casa de Saúde César Cals e da Maternidade João Moreira foi confiada às Irmãs Terceiras Capuchinhas. Como a Santa Casa sempre foi um extensão da Igreja, era necessário um endereço com uma casa de oração.
Logo, foi escolhido um local onde a capela funcionou durante oito anos, localizado em uma das dependências do pavimento superior. Na tarde do dia 25 de dezembro de 1929, foi benta a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 2h da madrugada do mesmo dia, foi celebrada a primeira missa pelo bispo D. Manoel da Silva Gomes. Já no ano de 1937, a capela foi removida para outro local, onde hoje funciona a UTI Adulto do hospital. Ainda de acordo com o autor do livro, depois de 1962, a capela mudou novamente. Dessa vez passou a ocupar um lugar onde funcionou um posto de enfermagem da Casa de Saúde São Lucas, e lá permanece ate os dias atuais, totalmente reformada e restaurada, valorizando o prédio e o sentimento que todos têm pelo lugar.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br/ 85 3101.5323 – 98828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals