Hospital César Cals atrai mais de 800 pessoas para a Praça da Lagoinha

11 de outubro de 2016 - 15:25

Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

Música para sensibilizar, para tocar a alma. Quem passou pela Praça da Lagoinha, no Centro da cidade, na manhã desta terça-feira, 11, foi surpreendido pelo som da música clássica que a Camerata da Universidade de Fortaleza trouxe para o evento Cuidando da Saúde, realizado pelo Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, em parceria com as universidades e faculdades que realizam estágios no hospital.

“Nem todo dia tem música clássica na praça”, disse Aguilardo Bezerra Gomes que passava logo cedo pela praça. Como ele gosta muito desse tipo de música, se aproximou para poder escutar melhor. A música foi uma maneira de convidar as pessoas para participar das atividades de saúde oferecidas à população para reforçar a campanha Outubro Rosa e conscientizar sobre a importância da realização do autoexame da mama, da mamografia, bem como a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Dona Conceição de Sousa Saboia chegou cedo à praça. Ela ficou sabendo que testes de glicemia e verificação de pressão arterial seriam realizados. “Um serviço desses é muito importante para a população”, destacou. Ela veio ao Centro para fazer compras e aproveitou para realizar os testes. A pressão de Dona Rossilda de Sousa Castro estava normal. Com muita animação, ela quis passar em todas as tendas para receber as informações e participar de todos os serviços. “Eu estou achando tudo muito bonito. Ainda mais porque minha pressão está normal”, ressaltou.

alt

Foram vários os serviços oferecidos. De 8h da manhã até às 12h, foram realizados verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, avaliação de risco cardíaco, pilates, RPG, ginástica laboral, aulas de Zumba, explicação sobre plantas medicinais, orientações sobre alimentos que previnem o câncer, além da atuação lúdica dos integrantes do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Estado (PROENSINO), que buscaram conscientizar os participantes sobre o câncer de mama.

Para Thaís Gomes Falcão Borges, enfermeira do Centro de Estudos, o evento contou com a participação de mais de 800 pessoas. Segundo ela, foram realizados 500 testes de glicemia capilar e 700 verificações de pressão arterial. Ela destacou que a Praça da lagoinha é ideal para esse tipo de atividade porque consegue atrair um bom número de pessoas e sensibilizar a população sobre os cuidados em saúde. “Conseguimos trazer música clássica para a praça, oferecer os serviços de saúde e orientar sobre o autoexame e a detecção precoce do câncer de mama. Ou seja, conseguimos mostrar que é importante cuidar da saúde”, reforçou.

alt

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e do Hospital Geral Dr. César Cals e teve o apoio e participação de várias instituições de ensino, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Centro Universitário Christus (Unichristus), Centro Universitário Estácio – FIC, Faculdade Maurício de Nassau (FMN), Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) e Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Participou também a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), que refrescou a população com a entrega de copinhos de água de beber.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals